São Paulo – A Polícia Técnico-Científica realiza perícia, nesta quinta-feira (9/3), para avaliar as causas do desabamento no Osasco Plaza Shopping, na Grande São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve vítima no acidente, ocorrido na tarde de quarta-feira (8/3)
Vídeo de câmera de segurança mostra o momento em que a cratera “engole” carros que estavam no estacionamento do shopping. O desabamento soterrou um corredor de lojas, próxima à praça de alimentação, no pavimento abaixo, momento que também foi registrado por clientes e funcionários.
A fissura na laje, que teria rompido uma rede de encanamento, foi percebida por funcionários do centro comercial por volta das 14h30. Com o vazamento de água, o local foi interditado pouco antes de o teto vir abaixo.
O shopping tinha Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e estava com todas as documentações regularizadas.

Parte do estacionamento do shopping cedeu e desabou sobre área próximo à para da alimentação do shoppingFábio Vieira/Metrópoles

Fábio Vieira/Metrópoles

Fábio Vieira/Metrópoles

Fábio Vieira/Metrópoles

Fábio Vieira/Metrópoles

Fábio Vieira/Metrópoles

Fábio Vieira/Metrópoles

Fábio Vieira/Metrópoles

Clientes correram com medo. Pânico geralFoto colorida desabamento Shopping Osasco Plaza

Cenário de destruição após desabamento em shopping de OsascoReprodução/Redes sociais

Pelo menos quatro veículos caíram dentro do shoppingReprodução/Redes sociais

O teto desabou próximo à Praça da AlimentaçãoReprodução/Redes sociais

Os bombeiros enviaram oito equipes para o localReprodução/Redes sociais

O acidente causou grande barulho e a poeira invadiu um dos corredores de lojas do centro de comprasReprodução/Redes sociais

Parte do teto do estacionamento do Osasco Plaza Shopping desabouReprodução/Redes sociais
Após o incidente, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos) deu ordem para interditar o centro comercial e anunciou que o alvará seria cassado. No mesmo shopping, uma explosão deixou 42 mortos em 1996.
De acordo com a prefeitura, a nova documentação só deve ser fornecida após a perícia e de relatórios que comprovem ausência de riscos no local.