Andrés Sanchez é denunciado por desvio com cartão do Corinthians

Andrés teria usado cartão corporativo para gastos pessoais, além de omitir a origem das compras. Gerente financeiro também foi denunciado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/Agência Corinthians
Andrés Sanchez e Roberto Gavioli, do Corinthians, foram denunciados pelo MPSP - Metrópoles
1 de 1 Andrés Sanchez e Roberto Gavioli, do Corinthians, foram denunciados pelo MPSP - Metrópoles - Foto: Divulgação/Agência Corinthians

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) denunciou o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez e o atual gerente financeiro do clube, Roberto Gavioli, por apropriação indébita e lavagem de dinheiro. Andrés também vai responder por falsidade de documento tributário.

Segundo a denúncia, o ex-presidente usou o cartão corporativo do clube para gastos pessoais, além de omitir a origem das compras. Já Gavioli, responsável pelo controle financeiro do clube, teria sido omisso durante o período. O prejuízo estimado ao Corinthians é de R$ 480 mil, de acordo com o MPSP.

A partir de faturas do clube, do período de agosto de 2018 a maio de 2025, a promotoria identificou que Andres fez inúmeras compras particulares com o cartão de crédito corporativo do Corinthians. Além disso, no entanto, notas fiscais foram emitidas em nome do próprio ex-presidente, o que configuraria falsidade de documentos, segundo o MPSP.

Entre as compras particulares identificadas, estão relógios na loja H Ester, roupas da marca Brooksfield, atendimentos médicos sem descrição do paciente, abastecimentos em postos de combustíveis, entre outros.

Segundo o promotor Cassio Conserino, o gerente financeiro era responsável pelo controle das finanças no clube e deveria fiscalizar os gastos, “mas nada disso foi feito”. Em depoimento, Gavioli afirmou que não tinha o dever de fiscalização e “não percebeu” as transações ilegais, uma vez que o clube movimenta bilhões por ano.

Agora, cabe a algum juiz levar o caso à frente ou arquivar a denúncia do MPSP.

O que diz a defesa de Andrés

Procurada pelo Metrópoles, a defesa de Andrés Sanchez, representada pelo advogado Fernando José da Costa, informou que foi surpreendida com o oferecimento da denúncia, a qual não aparece juntada ao procedimento investigatório. Segundo o advogado, a acusação só se tornou conhecida pela defesa após a coletiva de imprensa do MPSP.

“A defesa de Andrés Navarro Sanchez, representada pelo advogado Fernando José da Costa, informa que foi surpreendida com o oferecimento de uma denúncia distribuída em apartado, sem juntada ao procedimento investigatório ao qual possui acesso. O teor da acusação só se tornou conhecido após coletiva de imprensa convocada pelo promotor responsável, que anunciou a denúncia por supostos delitos de apropriação indébita, crimes tributários e lavagem de capitais”, lamentou em nota.

O representante legal ainda destacou que a inocência de Andrés será comprovada ao longo do processo.

“A defesa destaca, desde já, a inépcia da peça acusatória e o evidente excesso na imputação, reiterando que a inocência de Andrés será comprovada ao longo do processo, agora presidido pelo imparcial Poder Judiciário”, concluiu Fernando José da Costa.

A reportagem tenta contato com os advogados de Roberto Gavioli. O texto será atualizado em caso de pronunciamento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?