Anac: falha aérea foi causada por problema em satélite da Embratel

Falha em torre de controle aéreo suspendeu operação de voos em São Paulo na manhã desta terça (2/6). Situação já foi normalizada

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Rafaela Feliciano/Metrópoles
operação satélite anac embratel falha
1 de 1 operação satélite anac embratel falha - Foto: Rafaela Feliciano/Metrópoles

Os pousos e decolagens nos aeroportos de São Paulo que foram afetados na manhã desta terça-feira (2/6) foram causados por um problema no satélite da Embratel. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a operação já foi restabelecida normalmente.

Ao Metrópoles, o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Faierstein, confirmou que a interrupção da operação aérea foi causada pelo problema no satélite. Ainda não há informações sobre o tempo de duração da falha e quantos voos foram cancelados.

Por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), a FAB informou, em nota, que houve uma “interrupção temporária das operações aéreas nos aeródromos da região de São Paulo”. A Aena, responsável pelo aeroporto de Congonhas, também confirmou a paralisação.

No aeroporto de Guarulhos, os voos também foram afetados. Segundo relato de um passageiro ao Metrópoles, comissárias de bordo disseram que o problema foi causado por uma falha na Torre de São Paulo.

Greve afeta voos

Também na manhã desta terça (2/6), a greve geral anunciada por trabalhadores de Portugal para esta quarta (3/6) já afetou as operações aéreas de São Paulo com destino a Lisboa. Os voos AD8750 Viracopos-Lisboa e AD8751 Lisboa-Viracopos foram cancelados. Os previstos para quarta, AD8900 Viracopos-Lisboa e AD8901 Lisboa-Viracopos, também precisaram ser cancelados.

Segunda falha em 2 meses

O problema que causou a interrupção do serviço aéreo nesta terça é o segundo em menos de dois meses. Em abril de 2026, uma interrupção geral do controle de tráfego aéreo suspendeu todos os pousos e decolagens em diversos aeroportos da capital e do interior de São Paulo.

Na época, o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, informou que houve uma suspeita de vazamento de gás no Aeroporto de Congonhas, no prédio da torre de controle. “Recebi um telefonema do diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, informando que houve um princípio de falha técnica, um possível vazamento de gás, que é o setor que faz o controle de pousos e decolagens, o controle de aproximação no aeroporto de Congonhas”, contou à reportagem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações