metropoles.com

Alesp aprova indicação de Marco Bertaiolli como conselheiro do TCE

Deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) foi aprovado por aclamação na Alesp; ele assumirá vaga do conselheiro Edgard Camargo Rodrigues

atualizado

Compartilhar notícia

Marco Antonio Cardelino/Alesp
Fotografia colorida de Marco Bertaiolli com as mãos juntas e fechadas enquanto discursa no plenário da Alesp - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida de Marco Bertaiolli com as mãos juntas e fechadas enquanto discursa no plenário da Alesp - Metrópoles - Foto: Marco Antonio Cardelino/Alesp

São Paulo – A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou por aclamação, nesta terça-feira (12/9), a indicação do deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP) para a cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP).

Apoiado pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), Bertaiolli ficará com a vaga do conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, que se aposentará ao completar 75 anos no dia 24 deste mês.

Antes da aprovação em plenário, Bertaiolli foi sabatinado pelos deputados estaduais e se esquivou de temas espinhosos ao governo, como a privatização da Sabesp e se há conflito de interesses nos contratos de R$ 200 milhões entre a Secretaria da Educação e a Multilaser, empresa que tem o secretário Renato Feder como acionista.

Quem é Marco Bertaiolli

Deputado federal em seu segundo mandato consecutivo, o parlamentar é natural de Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, onde foi prefeito entre 2009 e 2016. Em agosto, o Metrópoles mostrou que Bertaiolli responde a quatro ações por improbidade administrativa relativas ao período em que esteve à frente da Prefeitura. Ele nega as irregularidades.

Filiado ao PSD, partido presidido pelo secretário de Governo, Gilberto Kassab, e conterrâneo de Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, Bertaiolli teve o nome indicado à Alesp após um acordo entre os dois caciques partidários e a anuência de Tarcísio, que pediu aos deputados estaduais que apoiassem a candidatura do parlamentar ao TCE.

Outro fiador da campanha de Bertaiolli foi o presidente da Alesp, o deputado André do Prado (PL), pupilo de Valdemar e também natural de Mogi das Cruzes. Entre julho e agosto, André do Prado se reuniu com diversos parlamentares para tentar conquistar assinaturas em apoio à indicação do deputado federal.

Apesar de ter conquistado 62 assinaturas de apoio à candidatura ao TCE, Bertaiolli enfrentou, de início, resistência entre muitos dos parlamentares da Alesp. Os deputados defendiam que o nome indicado pela Casa à Corte deveria vir da própria Assembleia. Um dos candidatos à vaga foi o deputado estadual Ricardo Madalena (PL).

Outro concorrente de Bertaiolli foi o advogado Maxwell Borges de Moura Vieira, apadrinhado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça. A candidatura teve o apoio da bancada do PT na Alesp, após Mendonça procurar dirigentes paulistas do partido para tentar viabilizar a indicação de Maxwell ao cargo.

O que faz o TCE?

O TCE é responsável por fiscalizar as despesas e receitas e também por julgar as contas do governo estadual, de entidades da administração direta e indireta, de autarquias e de 644 prefeituras paulistas — a exceção é a capital, fiscalizada pelo tribunal municipal.

Além disso, o TCE também fiscaliza os convênios e acordos envolvendo o poder público. Por isso, é um órgão que possui independência financeira e administrativa. Na prática, seu papel é de auxílio ao poder Legislativo do estado e das prefeituras.

Um conselheiro do TCE recebe R$ 37,5 mil de salário – o mesmo valor recebido por um desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) – e aposentadorias pelo mesmo valor quando completar 75 anos. Também são previstos benefícios como auxílio refeição e reembolsos com despesas de saúde e viagens a serviço.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?