Alerta severo: Defesa Civil emite aviso por temporal em São Paulo
Campo Limpo, Capão Redondo, M’Boi Mirim e Parelheiros, na zona sul, estão entre as regiões mais afetadas pela chuva desta quarta (14/1)
atualizado
Compartilhar notícia

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu alerta severo, na tarde desta quarta-feira (14/1), em razão de chuvas fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento em diversas regiões paulistas, com maior impacto na capital.
O aviso indica que as precipitações se espalham pelas zonas oeste, central, sul e leste, atingindo também áreas vizinhas, e orienta a população a permanecer em local seguro.
Na cidade de São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura colocou a capital em estado de atenção para alagamentos, especialmente na zona sul, onde as chuvas se concentraram com maior intensidade.
Às 16h01, a Marginal Pinheiros entrou em novo estado de atenção, enquanto a Subprefeitura do Campo Limpo passou a registrar iminência de transbordamento do Córrego Morro do S, no Capão Redondo, na altura da Avenida Carlos Caldeira Filho com a Rua Túlio Mugnaini.
De acordo com o CGE, as áreas de instabilidade formadas pelo calor e pela alta umidade provocam chuvas fortes e lentas, principalmente nas subprefeituras do Campo Limpo, M’Boi Mirim e Parelheiros. Há alto potencial para alagamentos, transbordamentos e rajadas de vento, com previsão de tempo instável ao longo das próximas horas, ao menos até o início da noite.
No período das 0h às 20h, na capital e região metropolitana, o Corpo de Bombeiros recebeu 25 chamadas para quedas de árvores; nenhuma chamada para desabamento/desmoronamento; 1 chamadas para enchentes (na avenida Engenheiro Oscar Americano, região do Morumbi). Não houve registro de vítimas no período citado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alertas de tempestade para o estado. Um dos avisos, classificado como Perigo Potencial, prevê chuva entre 20 e 30 mm por hora, ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo até o fim do dia. Outro alerta, de grau de severidade “Perigo”, indica volumes ainda mais elevados, com chuva entre 30 e 60 mm por hora, ventos que podem chegar a 100 km/h e riscos de queda de árvores, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
As autoridades seguem monitorando as condições meteorológicas e reforçam a orientação para que a população evite áreas alagadas, não se abrigue sob árvores e acompanhe os comunicados oficiais.
Atenção redobrada
- Evite circular por ruas e avenidas alagadas.
- Não enfrente correntezas ou enxurradas.
- Fique em local seguro e, se necessário, peça ajuda.
- Mantenha distância da rede elétrica e não se abrigue sob árvores.
- Planeje deslocamentos para evitar vias bloqueadas e congestionamentos.
- Para informações sobre o trânsito, ligue 156 para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ou consulte os canais oficiais da companhia.
Telefones de emergência
- 199 – Defesa Civil.
- 192 – SAMU.
- 156 – Atendimento da Prefeitura de São Paulo.
- A recomendação das autoridades é de atenção redobrada, especialmente em áreas com histórico de alagamentos.
