metropoles.com

Alckmin nega ter conversado com Lula sobre troca em ministério

Ao falar sobre reforma ministerial, Geraldo Alckmin disse que cargo de ministro é de confiança do presidente da República

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Imagem colorida do vice-presidente da República, Getaldo Alckmin
1 de 1 Imagem colorida do vice-presidente da República, Getaldo Alckmin - Foto: Divulgação

São Paulo – O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) negou neste domingo (6/8) ter conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a possibilidade de deixar o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), posto que acumula desde o início do mandato, para dar espaço a um nome do Centrão.

“Não tive com o presidente nenhuma conversa a esse respeito”, declarou Alckmin em agenda em Taubaté, no interior paulista.

“Mas vamos conversar. Cargo de ministro é de confiança do presidente da República, a minha disposição é servir, ajudar o Brasil e colaborar com o governo do presidente Lula”, disse o vice-presidente.

Na sexta-feira (4/8), o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), responsável pela articulação política no Congresso, confirmou que os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assumirão ministérios no governo Lula.

Desde a aprovação da reforma tributária na Câmara, pessoas próximas a Lula admitem que o presidente decidiu abrir espaço ao Centrão no governo para ampliar a base aliada. No entanto, o petista ainda não bateu o martelo sobre quais pastas deve ceder para os novos ministros.

Para dar espaço a nomes de novos partidos, o governo avalia quais cargos deve alterar na reforma ministerial. Estão na mira do Centrão pastas como Saúde, Desenvolvimento Social, Esporte, Ciência e Tecnologia e Portos e Aeroportos.

Copa do Mundo Feminina dá sobrevida a Ana Moser no Esporte

Embora o MDIC não seja pleiteado por nenhum partido de fora do governo, o presidente estuda realocar um de seus ministros na pasta atualmente ocupada por Alckmin.

Segundo o colunista Igor Gadelha, Lula teria dito a aliados que o vice só deixaria o cargo se pedisse, ou seja, que teria de partir do próprio Alckmin a ideia de sacrificar o posto para ampliar a base no Congresso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?