Alagamentos: paulistanos protestam após casal desaparecer em enxurrada
Moradores da zona sul de São Paulo organizaram ato contra reincidência de alagamento em avenida. Bombeiros continuam buscas por vítima
atualizado
Compartilhar notícia

Moradores da zona sul de São Paulo organizaram um protesto, no final da tarde deste sábado (17/1), após estragos causados por enchentes na região, especialmente no entorno da avenida Carlos Caldeiras Filho, no Campo Limpo. Na última sexta-feira (16/1), um casal teve o carro arrastado por uma enxurrada após forte temporal.
“Ano após ano sofremos danos enormes por causa das enchentes. Vidas, casas, carros, dignidade… Sobrevivemos, e a cada nova enchente só piora. Decidimos nos juntar e fazer uma manifestação pacífica, a fim de sermos notados e exigir políticas públicas que amenizem nosso sofrimento e também como forma de solidariedade por todos que sofrem com a consequência desse descaso”, diz a convocação para o protesto, mobilizado por moradores da Comunidade Morro do Pullman.
Buscas por casal desaparecido
O Corpo de Bombeiros encontrou, na manhã deste sábado (17/1), o corpo do homem que teve o carro arrastado por uma enxurrada no Campo Limpo, zona sul de São Paulo, durante o temporal que atingiu a cidade nessa sexta-feira (16/1).
Marcos da Mata, de 68 anos, estava dentro de um HB20 branco com a esposa, Maria Deusdete, de 67, na avenida Carlos Caldeira Filho, quando o veículo foi atingido pela força das águas. O momento foi registrado por uma testemunha (assista acima).
Segundo os bombeiros, o corpo do homem foi encontrado no rio Pinheiros, próximo à ponte Edson Godoi, no sentido Interlagos. O filho esteve no local e reconheceu o corpo do pai. A esposa e o carro ainda são procurados, mas as buscas foram encerradas e serão retomadas ao nascer do sol no domingo (18/1).
Perigo de chuvas intensas
- O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste sábado, um alerta de perigo para chuvas intensas em todo o estado de São Paulo.
- A região metropolitana, o Vale do Paraíba e o litoral sul estão entre os pontos de atenção dos radares meteorológicos.
- Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
- Já o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), órgão da Prefeitura de São Paulo, colocou toda a capital paulista em estado de atenção para alagamentos.
