Após dia caótico, Aeroporto de Congonhas volta a ter voos cancelados
Voos cancelados na manhã desta sexta-feira (8/11) no Aeroporto de Congonhas são das companhias aéreas Latam e Gol

São Paulo – O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, tem pelo menos seis partidas de voos cancelados na manhã desta sexta-feira (8/11). Há, ainda, 12 decolagens canceladas. Desde quinta-feira (7/11), até às 11h desta sexta, 50 voos foram cancelados (veja abaixo) devido às condições meteorológicas.
Nas redes sociais, dezenas de passageiros reclamam de atrasos desde essa quinta-feira (7/11). “Véi eu odeio congonhas! todos os voos da Gol cancelados, não ajudam e não falam um A vai se f**er”, escreveu uma pessoa no X. “4 horas de espera pra fazer um voo Rio-SP n é possível isso deve estar passando um furacão em Congonhas”, reclamou outro viajante.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP
Frequência de envio: Diário
Ver todas“Estou no voo 1244 de Congonhas para Florianópolis que tinha partida prevista para as 19h05. Nos trocaram de portão 4x… alteraram 3x o horário, embarcamos 22h30 o avião não decolou e ficaremos em SP”, lamentou outra pessoa, ainda no X.
Em nota ao Metrópoles, a Gol informou que “por restrições operacionais ocorridas entre quinta e sexta-feira”, a empresa registrou atrasos e cancelamentos de voos que partiriam de Congonhas para ajuste de malha aérea. Questionada sobre o número de viagens canceladas nesses dois dias, a companhia aérea não se manifestou.
A Latam informou que alguns de seus voos estão sendo impactados desde a noite de quinta “devido às fortes chuvas na capital paulista, fato totalmente alheio ao seu controle”.
A assessoria da Aena, concessionária que administra o aeroporto, afirmou ao Metrópoles que “as operações de pousos e decolagens são normais desde as 6h”. “Por ajustes de malha aérea das companhias aéreas, em decorrência das condições meteorológicas de ontem [quinta-feira], há o cancelamento de 12 pousos e cinco decolagens”.
A Aena recomenda que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para verificar a situação de seus voos.
A operação da Azul em Congonhas “segue normalmente, sem impactos relevantes e sem cancelamentos”, disse nota da companhia aérea.
Voos cancelados em Congonhas
- 16 chegadas na quinta-feira
- 16 partidas na quinta-feira
- 12 chegadas na sexta-feira (até 11h)
- 6 partidas na sexta-feira (até 11h)
Previsão do tempo
Na sexta-feira (8/11), a propagação de uma frente fria deixa o tempo nublado e chuvoso na Grande São Paulo. A chuva deve ocorrer de forma generalizada, variando de moderada a forte intensidade ao longo do dia, com raios e rajadas de vento de até 50 Km/h.
As temperaturas máximas não devem superar os 22°C. A partir da tarde, os ventos passam a soprar do quadrante sul e provocam declínio das temperaturas, com previsão de mínimas em torno dos 18°C previstas para o período da noite.
A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista deve causar precipitações generalizadas, intermitentes e com grandes volumes acumulados. Alerta-se que a continuidade das chuvas, em conjunto com o solo encharcado, mantém elevado o risco para inundações e deslizamentos de terra.
No sábado (9/11) a frente fria começa a se afastar do litoral paulista, mas os ventos úmidos que sopram do oceano ainda devem causar muita nebulosidade e chuvas que diminuem de intensidade no decorrer do dia. O sol pode aparecer entre muitas nuvens, mas as temperaturas variam entre mínimas de 15°C e máximas que não devem superar os 20°C, com índices de umidade acima dos 70%.


