metropoles.com

Aena proíbe marcha a ré no Aeroporto de Congonhas após atropelamento

Concessionária que administra o aeroporto na zona sul de SP emitiu comunicado após funcionário morrer atropelado em pátio na última 5ª (6/3)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Youtube
Imagem colorida do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Metrópoles - Foto: Reprodução/Youtube

São Paulo A concessionária que administra o Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, emitiu um comunicado na última sexta-feira (7/3) proibindo a marcha a ré nas vias de circulação dos trabalhadores do aeroporto, com vigência por tempo indeterminado. Um dia antes, na quinta-feira (6/3), um funcionário terceirizado morreu após ser atropelado por um ônibus na área interna do terminal áereo.

O homem era funcionário da empresa Security Sata, terceirizada que faz gestão dos coletivos locais. De acordo com a Aena, ele foi atingido enquanto o veículo realizava manobra de ré próximo à plataforma de ônibus. Não havia passageiros no coletivo e a vítima foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Em nota, a concessionária afirmou que está acompanhando as investigações e prestando assistência às autoridades competentes. “O aviso operacional emitido na última sexta-feira é uma medida protetiva adicional enquanto outras possíveis ações são analisadas”.

Em abril de 2024, uma fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego interditou o pátio do aeroporto após identificar riscos significativos de acidentes devido ao alto fluxo de trabalhadores e veículos na área. Em janeiro deste ano, o Tribunal Regional do Trabalho revogou a interdição.

A Advocacia-Geral da União (AGU) tenta agora reinstaurar a medida de interdição para que a segurança dos funcionários seja mantida. O órgão afirma que em vistoria recente, a Aena não implementou medidas recomendadas. O acidente da última quinta-feira aconteceu em uma área diferente da que havia sido interditada, mas a restrição exigida tem como foco áreas de circulação em todo o aeroporto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?