Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Acusado de assassinar ator de Chiquititas irá a júri popular na quinta

Julgamento de Paulo Mathias Cupertino, acusado pela morte do ator Rafael Miguel e seus pais em São Paulo, tem previsão para durar 2 dias

26/05/2025 18:19
Compartilhar notícia
Polícia Civil/Reprodução e Instagram/Reprodução
Montagem feita a partir de fotos de Paulo Cupertino e Rafael Miguel - Metrópoles

A Justiça deve começar nesta quinta-feira (29/5) o júri de Paulo Mathias Cupertino, acusado pelo assassinato do ator Rafael Miguel e dos pais do jovem na zona sul de São Paulo em 2019.

O julgamento tem previsão para durar dois dias e terminar na sexta-feira (30/5).

Acusado de assassinar ator de Chiquititas irá a júri popular na quinta - destaque galeria
8 imagens
Acusado de assassinar ator de Chiquititas irá a júri popular na quinta - imagem 2
Paulo Cupertino e o ator Rafael Miguel
Acusado de assassinar ator de Chiquititas irá a júri popular na quinta - imagem 4
Rafael Miguel, morto a tiros com a família por Paulo Cupertino
Ele foi acusado há três anos de triplo homicídio qualificado
Paulo Cupertino e o ator Rafael Miguel
1 de 8

Paulo Cupertino e o ator Rafael Miguel

Polícia Civil/Reprodução e Instagram/Reprodução
Acusado de assassinar ator de Chiquititas irá a júri popular na quinta - imagem 2
2 de 8

Reprodução/Band
Paulo Cupertino e o ator Rafael Miguel
3 de 8

Paulo Cupertino e o ator Rafael Miguel

Reprodução/Polícia Civil
Acusado de assassinar ator de Chiquititas irá a júri popular na quinta - imagem 4
4 de 8

Polícia Civil/Reprodução
Rafael Miguel, morto a tiros com a família por Paulo Cupertino
5 de 8

Rafael Miguel, morto a tiros com a família por Paulo Cupertino

Arquivo pessoal
Ele foi acusado há três anos de triplo homicídio qualificado
6 de 8

Ele foi acusado há três anos de triplo homicídio qualificado

Paulo Cupertino em sítio em Mato Grosso do Sul
7 de 8

Paulo Cupertino em sítio em Mato Grosso do Sul

Polícia Civil de São Paulo/Reprodução
Paulo Cupertino
8 de 8

Paulo Cupertino

Polícia Civil de São Paulo

Um júri popular chegou a ser marcado para julgar Cupertino no dia 10 de novembro do ano passado, porém o réu conseguiu adiar o processo ao demitir o advogado de defesa durante o primeiro dia. A atitude do réu fez com que o julgamento fosse cancelado até que ele constituísse uma nova defesa.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Apesar do cancelamento, Cupertino continuou preso cautelarmente. Procurada, a atual defesa do réu disse que não se manifestaria e que todos os seus posicionamentos serão feitos apenas nos autos do processo.


O crime

  • De acordo com denúncia do MPSP, Paulo Cupertino matou, em 9 de junho de 2019, o ator Rafael Miguel, que na época tinha 22 anos, o pai dele, João Alcisio Miguel, de 52, e a mãe, Miriam Selma Miguel, de 50.
  • Cupertino não aceitava o namoro do jovem com a filha dele, Isabela Tibcherani, na época com 18 anos.
  • Os pais do ator estavam no local porque queriam conversar com Cupertino sobre o relacionamento dos filhos.
  • Os assassinatos ocorreram no bairro de Pedreira, zona sul paulistana.
  • Segundo a denúncia, Cupertino disparou 13 vezes contra as vítimas.
  • Paulo Cupertino foi acusado de triplo homicídio qualificado.
  • Depois do crime, fugiu para o Mato Grosso do Sul e, em seguida, para o Paraguai.
  • Ele foi preso em 2022 em Interlagos, mesma região onde o crime ocorreu, escondido em um hotel.

Filha de Cupertino

Em depoimento no Tribunal do Júri, Isabela Tibcherani, filha de Paulo Cupertino, afirmou que ele era uma pessoa possessiva e que não aceitava o relacionamento da jovem com o ator Rafael Miguel.

No dia 9 de junho de 2019, ela estava na garagem da casa da família, em Pedreira, na zona sul paulistana, quando o pai atirou 13 vezes contra Rafael e os pais dele.

O ator e os familiares tinham ido até a residência de Isabela para falar com Cupertino sobre o namoro dos jovens, que não era aceito pelo pai da garota, então com 18 anos.

Na época, a jovem revelou que o pai era contra o namoro. Além disso, era possessivo e odiava mulheres. Na época, Isabela se disse surpresa por não ter sido também atingida pelos tiros.

“Ainda não consigo acreditar, mas estou me esforçando. Juro que o máximo que pensei que fosse possível era meu pai sair na mão [briga de socos]. Mas quando eles [Rafael e os pais] chegaram, ele me mandou entrar e começou a atirar”, declarou a namorada de Rafael em 2019.

Como mostrado pelo Metrópoles, ela pediu à Justiça que o pai fosse retirado do plenário do júri durante seu testemunho.

Segundo a promotora Soraia Munhoz, o pedido decorreu do “fundado temor e evidente constrangimento” de Isabela e a mãe dela, Vanessa Tibcherani, estarem no mesmo recinto que Cupertino.