metropoles.com

Primeiro funcionário público do Brasil foi “fantasma” por três anos

O português João de Prosse foi nomeado pelo fundador da cidade como primeiro empregado da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

371eb823-18de-4099-9188-918fb382cff8
1 de 1 371eb823-18de-4099-9188-918fb382cff8 - Foto: null

Acredite se quiser: a primeira pessoa nomeada para trabalhar na “máquina pública” no Brasil ficou três anos recebendo sem fazer nada. Quem conta essa história é o site Diário do Rio. Logo após o ato de fundação do Rio de Janeiro, em 1o de março de 1565, o português João de Prosse foi nomeado pelo fundador da cidade, Estácio de Sá, como primeiro empregado da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

Contudo, a eleição para vereadores no Rio só aconteceu em dezembro de 1567. Ou seja, nosso querido João de Prosse ficou dois anos e oito meses sem trabalhar, mas recebendo o salário. “Uma curiosidade é que os vereadores, mensalões à parte, eram remunerados com cera, que tinha grande valor e era muito consumida na forma de velas para iluminação em geral e principalmente em dias de festas”, escreveu o historiador Adinalzir Lamego.

Os vereadores trabalhavam pouco e o povo dizia que eles estavam lá só pra “fazer cera” — daí a origem da expressão usada no futebol quando um time que está ganhando começa a enrolar a bola. Entre as funções dos vereadores estavam: “taxar os ganhos dos artífices, baixar posturas, determinar a conservação de logradouros, estabelecer jornadas de trabalho e julgar as injúrias verbais e pequenos furtos”.

Parece que pouca coisa mudou nesses quase 500 anos, né?

Reportagem de Charles Nisz

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações