*

TV Web CLDF: o canal da cidadania no Distrito Federal

Por meio da ferramenta, a população pode acompanhar o que acontece na Câmara Legislativa, utilizando computadores, tablets e smartphones

 

Prestes a completar um ano de operação, a TV WEB da Câmara Legislativa (CLDF) consolida-se como o canal da cidadania no Distrito Federal. É o que avalia o coordenador de Comunicação da CLDF, Paulo Gusmão. Desde o lançamento, foram mais de 600 horas de transmissão de sessões ordinárias, solenes, comissões gerais, audiências públicas e eventos. Os internautas podem assistir à programação de qualquer lugar, por meio de computadores, tablets e smartphones.

Para Paulo Gusmão, além da facilidade de acesso por meio de gadgets, uma das maiores vantagens da TV Web foi o baixo custo operacional. “Havia uma previsão orçamentária de mais de R$ 7 milhões para a implementação da TV do Legislativo local. Conseguimos, com o suporte da Diretoria Financeira da Casa e da comissão de licitação, oferecer o serviço, incluindo meios de acesso remoto, por aproximadamente 10% desse valor. Uma economia que voltou para os cofres públicos, atendendo às expectativas da Mesa Diretora da CLDF”.

Agora, a TV Web da Câmara Legislativa entrará em uma nova fase e contará com novidades. A primeira delas é a transmissão em Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é utilizada por deficientes auditivos. Segundo o coordenador de Comunicação da CLDF, os primeiros testes foram bem-sucedidos. “Essa é uma prioridade dentro de nossa expectativa de ampliar a acessibilidade da TV”, disse.

Outra mudança será a adesão ao e-Democracia, plataforma digital criada com o objetivo de aumentar e facilitar a participação da população no processo legislativo. “Temos feito algumas transmissões, com sucesso. Essa novidade permitirá a interatividade e a ampla participação do cidadão”, destacou Gusmão.

Com o e-Democracia, o público pode assistir a eventos na Casa ao vivo e interagir com parlamentares e convidados, enviando perguntas ou trocando ideias com usuários que também estiverem on-line na plataforma.

 

Quanto ao futuro do canal, segundo o coordenador de Comunicação, as expectativas são as melhores possíveis. Em uma nova etapa voltada à produção de conteúdo, a programação passará a contar com especiais, documentários e entrevistas. “As pessoas vão descobrir que a TV Web da CLDF não é uma via de mão única, mas um canal de acesso da população do DF à participação e ao exercício de sua cidadania”, conclui.