metropoles.com

Qual a escola ideal para seu filho? Especialistas dão dicas

Saiba os aspectos que você deve levar em consideração na hora de escolher um estabelecimento particular de ensino

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Everyone knows the right answear
1 de 1 Everyone knows the right answear - Foto: iStock

Fim do ano, hora de pensar na matrícula escolar para 2018. Muitos pais ficam em dúvida sobre quais critérios devem levar em consideração durante a pesquisa de instituições. As incertezas têm sentido. O Distrito Federal conta com mais de 500 estabelecimentos particulares de ensino. Sendo que, desses, 80% são pequenas empresas.

O leque é amplo e os diferenciais oferecidos são muitos, como valores, quantidade de aprovações em vestibulares, infraestrutura e até o nível de acolhimento proposto por cada colégio. Por isso, o Metrópoles reuniu uma série de dicas de especialistas do segmento e de profissionais de sucesso para ajudar os pais nesta difícil tarefa.

1. Proposta pedagógica

Segundo o Álvaro Rodrigues, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares do Distrito Federal (Sinepe/DF), a proposta pedagógica é toda a fundamentação teórica da escola, que estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade. “É necessário verificar se ela possui uma gestão comprometida com as boas práticas pedagógicas e administrativas. Recomendamos pesquisas junto à comunidade local, nas instituições de defesa do consumidor e checar se o estabelecimento é associado a alguma instituição que zela pela qualidade do setor”.

2. Valores

Na avaliação da educadora Alessandra Campos, que é diretora de uma das unidades do Centro Educacional Leonardo da Vinci, é essencial que os pais verifiquem qual é a missão que a instituição se propõe e se está de acordo com os valores da família. “A escola e a família devem caminhar juntas. Com isso, é possível ter uma parceria que proporcione uma educação sólida e consistente”, destaca.

Felipe Menezes/Metrópoles
“A educação é o mais importante investimento que os pais podem fazer para o futuro dos filhos”, aponta Alessandra Campos, diretora do Leonardo da Vinci.

 

3. Qualificação dos professores

A diretora lembra que, segundo pesquisas recentes, a qualidade do professor é o fator que mais impacta na educação dos jovens. “É bom checar se é a escola possui um corpo docente capacitado, se ela investe na educação continuada e se tem um processo seletivo que atraia os melhores profissionais”, diz.

4. Reputação

O boca-a-boca ainda é a melhor propaganda. Ouvir outros pais e amigos que já estudaram ou tiveram filhos matriculados no colégio que está sendo alvo da pesquisa é essencial, segundo os especialistas.

5. Estrutura

Segundo o presidente do Sinepe/DF, a estrutura deve ser receptiva e oferecer espaços apropriados para o melhor aproveitamento do aluno. “Ela deve ser acolhedora e refletir um entusiasmo pelo aprendizado. E deve ser limpa e bem conservada”.


Os critérios analisados pelos pais brasilienses

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares do Distrito Federal (Sinepe) em parceria com o Sebrae, o primeiro critério observado pelos pais da capital na escolha de uma escola é a localização. O item foi apontado como fator determinante por 58,1% dos mais de 3 mil entrevistados.

Em seguida, aparecem a proposta pedagógica, com 43,4%, e a infraestrutura, com 39,5%. A reputação, qualidade da equipe, sensação de segurança e indicações também foram citadas pelos pais.

O valor da mensalidade ocupa a oitava posição no ranking (17,8%). Já a aprovação no vestibular apareceu no último lugar, sendo determinante para apenas 0,7% dos entrevistados.

Dicas de quem chegou lá

Com 48 anos de atuação, o Centro de Ensino Leonardo da Vinci conta com três unidades no DF e reúne histórias de sucesso de milhares de ex-alunos, que guardam com carinho memórias da instituição.

Preparação para a vida
Algumas conquistas dos alunos do centro educacional chamam a atenção. Eles alcançaram o primeiro lugar em 35 cursos de algumas das mais renomadas universidades federais do país, tais como UnB, ITA, UFMG e USP. Entre eles, áreas concorridas como medicina, direito, veterinária, ciências sociais, física, engenharias, química e nutrição.

Quando o assunto é UnB:

  • 108 alunos aprovados em cursos de Engenharia em 2017;
  • Desses, os alunos da escola alcançaram a primeira colocação em diferentes especialidades:
  • Elétrica, Química, Civil, Mecatrônica, entre outras;
  • A cada três vagas do curso de Direito, uma é de um aluno do Leonardo

Mas, de acordo com a diretora da unidade de Taguatinga, Alessandra Campos, a preocupação da escola vai muito além do vestibular. “Buscamos formar cidadãos íntegros, solidários e criativos. Por isso, a ética, a inovação, e a responsabilidade social e ambiental são os nossos pilares”.

Ela ressalta ainda que, segundo dados do Instituto de Estudos e Pesquisas (INEP), o Leonardo da Vinci alcançou o primeiro lugar em dois critérios no Enem-DF: corpo docente com melhor formação e melhor nota entre os alunos que cursaram todo o Ensino Médio na mesma Instituição.

Centro Educacional Leonardo da Vinci
Unidade Sul
Avenida W/4 SEP/SUL – Quadra 703, Conjunto B – Asa Sul
(61) 3226-6703

Unidade Norte
SGAN 914, Conjunto I – Asa Norte
(61) 3340-1616

Unidade Taguatinga
QS 03, Rua 420, Lote 02, Pistão Sul – Taguatinga
(61) 3351-0606

Compartilhar notícia