Colégio investe em programa para otimizar habilidades de educadores

Madre Carmen Sallés é pioneiro no DF em curso que potencializa o lado socioemocional e interpessoal dos profissionais da instituição

atualizado 10/09/2018 10:06

Hugo Barreto/Metrópoles

Quais as principais habilidades que um educador deve ter? O que o torna diferenciado e potencializa as suas aptidões? Visando responder a essas perguntas, o Colégio Madre Carmen Sallés passou a oferecer, neste ano, um programa de coaching educacional voltado à capacitação de seu quadro de profissionais. O curso concentra-se em cinco áreas: trabalho e projeto de vida; comunicação e argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; e responsabilidade e cidadania. Os participantes contam com uma formação específico para lidar com diferentes atitudes e assumir valores que os ajudam a resolver questões cotidianas, dentro e fora de sala de aula.

De acordo com Cíntia Faro, coordenadora pedagógica, o curso é importante para formar e permitir que educadores assumam as novas habilidades socioemocionais essenciais para as vivências nas instituições de ensino, como o planejamento escolar e a prática de sala de aula, a partir de metodologias específicas. Ela ressalta que a iniciativa do colégio, pioneiro na oferta desse tipo de programa no Distrito Federal, tem como objetivo de antecipar alguns dos direcionamentos instituídos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Médio, validada pelo Ministério da Educação. A BNCC determina que, até 2020, todas as instituições de ensino do Brasil adotem as 10 novas competências gerais nas escolas, sendo que cinco delas são consideradas socioemocionais.

Hugo Barreto/Metrópoles
Colégio Madre Carmen Sallés é pioneira no curso de coaching para educadores no DF

É uma oportunidade de preparar toda a equipe educacional e administrativa do colégio para o autoconhecimento e assim explorar com assertividade seus talentos no trabalho e na vida. Com essa iniciativa, pretendemos criar um ambiente de ensino e aprendizagem ainda melhor para o aluno

Cíntia Faro, coordenadora pedagógica do Colégio Madre Carmen Sallés

O projeto, realizado em parceira com a Woke Mind, empresa especializada em psicoterapia, é ministrado pelo coach e psicoterapeuta Júlio César de Castro Ferreira, que trabalha na área desde 2004. Segundo o profissional, os educadores vivenciam, desde julho, um autêntico processo de autoconhecimento, no qual estão desenvolvendo as competências e as habilidades socioemocionais, de suma importância tanto na vida social quanto na profissional. O desenvolvimento dessas habilidades é uma necessidade do cenário educacional brasileiro.

Hugo Barreto/Metrópoles
O curso é ministrado pelo coach e psicoterapeuta Júlio César de Castro Ferreira

Essas competências escolares são novidade no Brasil. O currículo escolar reconhece a importância socioemocional para os educandos.

Júlio César de Castro Ferreira, coach e psicoterapeuta

Zona de conforto
O curso de coaching educacional funciona como uma capacitação contínua para os educadores. Desse modo, permite ao profissional sair da zona de conforto e criar novas formas de agir diante de determinadas situações.

A professora do Ensino Fundamental I Adriana Alencar acredita que o programa, além de abordar novas competências, incentiva a reflexão acerca das metodologia de trabalho. “Esta iniciativa só tem a contribuir e nos estimula-nos a realizar uma autoavaliação de como estamos preparando e ministrando nossas aulas”, afirma.

“Todos os tipos de cursos que são oferecidos me animam bastante. Sinto que começo a ler mais a respeito dos assuntos e busco entender sobre essas novas questões que são apresentadas. Me dedico inteiramente. Quando disseram que o projeto melhoraria o meu trabalho, não pensei duas vezes”, ressalta Adriana Alencar, docente há 22 anos.

0

Acreditando na premissa de que todos os profissionais que atuam em uma instituição de ensino fazem parte do processo educacional dos estudantes, o colégio abriu as portas do programa para a equipe  administrativa. Todos têm a possibilidade de reciclar os conhecimentos e aperfeiçoar os processos de vida.

A auxiliar de coordenação Ludimila Almeida, que atua há três anos no colégio, defende que o processo de aprendizagem ocorre dentro e fora da sala de aula. “Este projeto diferencia-se justamente por ajudar a direcionar melhor o meu trabalho e a potencializar minhas habilidades, promovendo maior foco, maior flexibilidade e diminuição do estresse e proporcionando um ambiente mais inspirador, criativo e aberto a novos conhecimentos”, completa.

Os 107 educadores matriculados iniciaram as atividades em julho e, durante cinco meses, serão direcionados pelo coach. Depois de concluírem o curso – que conta com encontros presenciais, tarefas semanais e atividades on-line –, os profissionais receberão um certificado validado pelo Instituto Brasileiro de Coach (IBC).

Excelência acadêmica e causas sociais
O Colégio Madre Carmen Sallés, fundado em 15 de agosto de 1962, é uma das instituições mais tradicionais e de referência da cidade. Atualmente, conta com 1,3 mil estudantes, entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e oferece ensino em período integral.

A instituição faz parte da Rede Concepcionista de Ensino, que tem como pilares a excelência acadêmica, a personalização, a tecnologia e o compromisso social, considerando o aluno como centro e protagonista de sua própria história. O processo de ensino e aprendizagem é baseado em atividades cognitivas, físicas, afetivas e espirituais, a fim de que o estudante cresça em um espaço capaz de prepará-lo para se posicionar de forma comprometida e positiva na sociedade. Dessa forma, futuramente, na vida profissional, levará em conta os valores internalizados do Evangelho.

Preocupada com causas sociais, a escola inaugurou, no Paranoá, o Centro Educacional Santa Carmen Sallés. A obra social oferece, desde 14 de maio deste ano, atividades pedagógicas e atende 120 crianças carentes da Educação Infantil.

Colégio Madre Carmen Sallés
Endereço: SGAN 604, Módulo D – Asa Norte, Brasília – DF
Site: http://www.carmensalles.com.br/
Redes sociais: FacebookInstagram e YouTube
Contato: (61) 3223-2863
E-mail: [email protected]

Últimas notícias