10 dicas de gênios dos negócios para empreendedores

Eles são (ou foram) referências em suas áreas e têm muito o que ensinar quando o assunto é diferenciar-se no mercado

atualizado 15/06/2017 7:28

Sebrae oferece consultorias para empreendedores

Quase todos os negócios desses milionários começaram pequenos. Alguns até mesmo na garagem de seus fundadores. No entanto, todos tiveram uma característica em comum: a inovação. Eles conseguiram oferecer produtos e serviços com algum diferencial que, no fim, fez toda a diferença. Para estimular ideias práticas e ajudar a alavancar o negócio de pequenos e microempreendedores e trabalhadores rurais, o Sebrae criou o programa Sebraetec.

A iniciativa oferece consultorias personalizadas com foco em inovação e tecnologia. E o melhor: quem realiza não paga quase nada. Isso porque, no total, 70% do valor do atendimento oferecido é subsidiado pelo próprio Sebrae e os empresários pagam somente 30% do serviço cobrado pelos especialistas. Todo o atendimento é individualizado e feito sob medida para cada empreendimento e em qualquer fase do negócio.

Entre as soluções oferecidas, estão: estruturação de lojas de e-commerce, identidade visual, marketing digital, ações para economia de água e de energia, registro de patentes, desenvolvimento de sites e boas práticas a fabricação e manipulação de alimentos. “Criamos um plano de ação que possibilita ao empresário se desenvolver e se tornar mais competitivo”, conta o gerente da unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia da instituição, Ricardo Robson Moreira Gomes.

Diferenciação, relacionamento e experiência

Ele explica que, na consultoria, é realizado um diagnóstico para identificar as necessidades reais do empresário e, a partir disso, é elaborada uma proposta comercialização. “Nós buscamos formas do empreendedor se diferenciar, melhorar o relacionamento com os seus públicos e a experiência do consumidor”, diz.

Os valores são calculados segundo a complexidade das intervenções. “As consultorias serão de acordo com o tipo de serviço prestado e a necessidade de cada negócio”, explica Ricardo Gomes.

O pagamento é facilitado e pode ser feito em até 10 vezes, no cartão de crédito, ou em seis vezes, em boleto bancário, dependendo do valor contratado.

Só no ano passado, mais de 2 mil empresas do Distrito Federal foram beneficiadas pelo Sebraetec. Para 2017, a perspectiva é que o número seja ainda maior. Para isso, as solicitações podem ser feitas tanto por telefone, por meio da Central de Atendimento (0800 570 0800), quanto de forma presencial, em qualquer ponto de atendimento do Sebrae no DF.

Mais lidas
Últimas notícias