metropoles.com

Conselho de segurança no Altiplano Leste só será criado após audiência

Decisão foi tomada em reunião com Secretaria de Segurança Pública na tarde desta sexta-feira (3/3)

atualizado

Compartilhar notícia

João Gabriel Amador/Metrópoles
altiplanolestevale
1 de 1 altiplanolestevale - Foto: João Gabriel Amador/Metrópoles

A confusão em torno da criação de um conselho de segurança no Altiplano Leste/São Bartolomeu foi parar no GDF. Moradores da região de condomínios localizada próxima ao Jardim Botânico divergiram, e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) precisou intervir. Em reunião com a pasta nesta sexta-feira (3/3), foi encerrado o processo de criação devido “à falta de consenso entre os membros daquela comunidade”, disse a SSP.

De acordo com a secretaria, “a ideia agora é realizar uma audiência pública com toda a comunidade local e também com o grupo contrário à criação do conselho, para que, juntos, possam decidir o que for melhor para todos”.

O problema começou quando a Associação Comunitária dos Condomínios da Região do Jardim Botânico (Ajab) decidiu criar o conselho. Segundo a entidade, a ideia era que os moradores do setor tivessem maior apoio e representatividade junto às autoridades de segurança do DF.

“Já temos até presidente eleito. Estamos em fase de conversação para que o novo conselho seja reconhecido e possa iniciar suas atividades”, relata o presidente da Ajab, Claudemir Pita, antes de a SSP decidir que o conselho não poderia ser formado.

Do outro lado, o Movimento Comunitário do Jardim Botânico alegava ter recebido denúncias de moradores questionando a criação do órgão. Segundo eles, a escolha teria envolvido apenas moradores de um ou dois condomínios. Dessa forma, não representaria a vontade da maioria da população local.

À reportagem, o movimento informou “não ser contrário à criação de um novo conselho, desde que todo o processo seja feito de forma legal e legítima”.

Agora, com as audiências públicas, a ideia é que a comunidade chegue a um denominador comum.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?