metropoles.com

Grupo de rezadeiras preserva tradição na Fercal

Coletivo é um dos responsáveis pela novena de Nossa Senhora da Conceição e conserva histórias de mais de 200 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
1 de 1 Daniel Ferreira/Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O caminho para a Fercal revela aos marinheiros de primeira viagem um cenário singular. Na margem esquerda da DF-150, de quem sai do Plano Piloto, no quilômetro 11, encontra-se a Rua do Mato. Aqui, neste pequeno vilarejo, não há vestígios da cidade grande. Talvez a fórmula para voltar no tempo esteja guardada nas ladeiras pedregosas que desenham a paisagem do local. Por entre vielas, surge um córrego de água cristalina, o Ribeirão Contagem. Após sua travessia, uma capela azul guarda uma surpresa: o grupo de rezadeiras da Legião de Maria.

Atualmente formado por sete mulheres, o coletivo é um dos responsáveis por organizar e manter viva a secular novena de Nossa Senhora da Conceição. Celebrada entre 29 de novembro e 8 de dezembro, a festa reúne cerca de 250 pessoas diariamente. No encerramento, o número de visitantes sobe para 800. Essas senhoras ilustram um ciclo de mais de 200 anos de lembranças e fé. Elas guardam em cada ruga a missão de perpetuar o legado dessa tradição.

Daniel Ferreira/Metrópoles
As rezadeiras estão sempre unidas para orar em agradecimento ou para ajudar alguém

 

O hobby de todas é o mesmo: orar. Além dos nove dias, a congregação se reúne todo primeiro sábado do mês para rezar o Santo Rosário. “Cada promessa que eu fiz nessa vida foi atendida”, relata a aposentada Delite Alves dos Santos, 66 anos. Nascida em Planaltina, Delite veio para a Rua do Mato em 1949. Ela conta que o pai era andarilho e conseguiu uns lotes nesta região, antes conhecida como Vão do Buraco. Quando criança, ouvia as ladainhas e memorizá-las era algo muito natural. Muitas delas eram entoadas em latim. “Eu não sei o português direito, mas sabia rezar tudo em latim”, brinca a aposentada.

Promessa
Existe uma oração própria do festejo. Ela é cantada às 19h de cada dia da novena. As famílias são responsáveis por ensinar às crianças o sermão. Mas caso alguém esqueça um verso, a paróquia distribui um livrinho com a pregação. Segundo a também aposentada Maria do Socorro Araújo, 63 anos, a novena surgiu como uma forma de agradecimento: “O córrego estava secando. Para evitar que a água acabasse, foi feita uma promessa a Nossa Senhora da Conceição. Desde então, o rio nunca secou”.

Brasília(DF), 04/09/2015 - Grupo de rezadeiras na Comunidade Rua do Mato, próximo a Fercal. Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles
Ribeirão Contagem nunca mais secou

No altar da igreja, acima da imagem de porcelana da padroeira, fica uma menor, de madeira. “Essa foi encontrada dentro do ribeirão há muito tempo”, explica a dona Francisca Maria Ribeiro, 69 anos. De acordo com a paraibana, natural de Catolé do Rocha, a imagem resgatada foi utilizada pelas três famílias que deram origem ao povoado: os Coletas, os Gomes e os Dos Anjos. Hoje, avós, filhos e netos não poupam esforços para que a história da comunidade seja anualmente muito bem celebrada.

Devoção
Por vários dias, as famílias de todo o povoado se envolvem com a preparação de biscoitos e bolos. Os quitutes são distribuídos aos devotos. Boi, frango, pernil e até ovos são leiloados. “Uma galinha, normalmente, vendida por R$ 20, é arrematada por até R$ 100”, comenta Silvio Rodrigues dos Anjos, um dos atuais encarregados pela organização da festa. Em suas conversas, o entusiasmo e devoção se fazem vivos. De acordo com ele, as pessoas esperam o ano inteiro pela novena: “Antigamente, muitos acampavam na frente da igreja”.

Capelas de outras regiões também se unem durante a celebração. No último dia, um grande almoço é oferecido aos fiéis. O prato principal: galinhada. “Nem chuva, nem relâmpago atrapalham o nosso festejo. Não há obstáculo para a gente”, afirma Anjos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?