metropoles.com

Ciclofaixa em Águas Claras divide moradores, administração e ciclistas

A associação que representa os moradores da cidade questiona a segurança do projeto; o governo garante que os usuários não correrão riscos

atualizado

Compartilhar notícia

Celso Juniot/Estadão Conteúdo
aguas-claras-bicicleta
1 de 1 aguas-claras-bicicleta - Foto: Celso Juniot/Estadão Conteúdo

Pedalar é uma atividade recomendada para relaxar. Mas, em Águas Claras, a bicicleta é o centro de uma tremenda dor de cabeça. Um projeto da administração local de instalar ciclofaixas divide os moradores.

A ideia da Administração de Águas Claras é construir faixas exclusivas para as bicicletas nas principais avenidas da cidade (Araucárias e Arniqueiras) e nas vias acessórias.

As ciclofaixas fazem parte de um projeto maior de mobilidade. Estamos aproveitando o momento de recapeamento das principais avenidas da cidade. Enquanto vamos pintar sinalizações, as faixas exclusivas serão implementadas

administradora Patrícia Veiga Fleury de Matos

Para Patrícia, o projeto é uma forma de tornar Águas Claras uma referência no Distrito Federal. “Vamos criar uma malha cicloviária a custo zero e diminuir a quantidade de carros na rua. A ideia é priorizar a bicicleta e não o carro. Os ciclistas poderão andar de forma segura”, completa.

No entanto, é justamente a segurança o ponto que intriga a Associação de Moradores e Amigos de Águas Claras (Amaac). “Não somos contra o projeto, mas ele foi feito às pressas. Queremos documentos que provem que a obra é segura e saber quem é o engenheiro de trânsito responsável”, questiona Janyce Freire, presidente da entidade.

Segurança
Em nota, a Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth), responsável pelo projeto, informa que as medidas utilizadas foram validadas pelo Detran. “Considerando os manuais do Denatran, que apontam a dimensão mínima de 1,5m de largura para ciclofaixa, optou-se por essa dimensão. O projeto prevê que a faixa da direita será direcionada para veículos pesados, mas não será exclusiva para ônibus e caminhões”, diz o documento.

Até a avaliação do Detran é questionada pela Amaac. “O teste foi feito em apenas um dia. Isso não é suficiente. Assim, é difícil dar certo”, pondera Janyce.

O analista de sistemas Flavio Daigele, 36 anos, acredita que a ciclofaixa ajudará aos ciclistas. Diariamente, ele pedala 22km de Águas Claras até a L2 Norte.

“O trânsito em Águas Claras é ruim, até para os carros. (A ciclofaixa) é um avanço bom para as bicicletas. Oferece mais segurança”, opina Flavio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?