Cinco expressões racistas para tirar do vocabulário urgentemente

Considerando o contexto histórico que envolveu a escravidão e todas as injustiças, é importante se atentar com alguns termos racistas

atualizado 25/11/2021 14:24

Dia da Consciência NegraStoodi/Reprodução

No dia 20 de novembro, diversas cidades brasileiras celebraram o Dia da Consciência Negra. A data foi criada para promover discussões que cercam o racismo no país, pautando as mais diversas questões relacionadas a igualdade racial.

Um dos principais objetivos do dia é o combate a discriminação racial, enraizada na sociedade brasileira. Muitos hábitos e expressões usadas no dia a dia podem, inclusive, ter um cunho racista no significado. Considerando o contexto histórico que envolveu a escravidão e todas as injustiças, é importante se atentar com alguns termos que carregam racismo.

Confira algumas expressões para tirar do seu vocabulário:

Cabelo ruim

Cabelo ruim,  bombril e duro. Muitas vezes são palavras usadas para definir o cabelo crespo. Além de serem expressões utilizadas para fazer piada. O tratamento do cabelo crespo como algo negativo afeta a autoestima de muitas meninas negras. Nunca se esqueça: o cabelo crespo é lindo e poderoso.

Gostou e quer saber mais? Acesse Todateen, um parceiro do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias