metropoles.com

Warren Buffett quer punição dura para executivos de bancos falidos

O megainvestidor e um dos homens mais ricos do mundo defende penalidades como a perda de bônus para aposentadorias e a devolução de salários

atualizado

Compartilhar notícia

Warren Buffett, da Berkshire Hathaway
1 de 1 Warren Buffett, da Berkshire Hathaway - Foto: null

O megainvestidor Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway, defendeu nesta sexta-feira (21/4) penalidades mais duras para executivos que levem instituições financeiras à falência. “Não conheço ninguém que foi servir hambúrgueres no McDonald’s depois de comprometer o sistema em 2008″, disse Buffett, referindo-se à crise financeira do fim da primeira década deste século. “Os bancos, e não os contribuintes, devem pagar se os custos das falências aumentarem.”

A afirmação de Buffett foi feita em entrevista à rede de TV americana CNBC. Ela ocorreu no momento em que o investidor, uma das pessoas mais ricas do mundo (ocupa o quinto lugar na lista da Forbes), debatia a recente falência do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank, nos Estados Unidos.

O fiasco dos dois bancos resultou em perdas estimadas em US$ 22,5 bilhões, de acordo com estimativas do Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), órgão equivalente ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), no Brasil. Do total, US$ 19,2 bilhões estão relacionados à proteção de correntistas não segurados.

Na prática, Buffett quer que os altos executivos dessas instituições, envolvidos nos episódios de insolvência, percam bônus de aposentadorias e sofram outras penalidades, como a devolução de salários recebidos. De acordo com o investidor, a ausência de punições para os responsáveis por problemas desse tipo teria levado a Berkshire Hathaway a vender ações de instituições financeiras, incluindo papéis que a empresa manteve por 30 anos.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?