metropoles.com

Vendas do varejo nos EUA superam projeções e acendem alerta sobre juro

Vendas do varejo nos EUA registraram um crescimento de 0,7% em setembro, muito acima das expectativas. Aposta é em novas altas de juros

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
estados-unidos-bandeira
1 de 1 estados-unidos-bandeira - Foto: Getty Images

Em mais um dado que indica a resiliência da economia americana, as vendas do setor de varejo nos Estados Unidos registraram um crescimento de 0,7% em setembro deste ano, na comparação com agosto.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (17/10) pelo Departamento do Comércio do governo dos EUA.

As vendas do comércio totalizaram US$ 704,9 bilhões no mês passado, superando as expectativas dos analistas. Para o consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, a alta ficaria em 0,3%.

Na base de comparação anual, em relação a setembro de 2022, o varejo cresceu 3,75%.

O núcleo das vendas do varejo, que exclui o setor automotivo, teve alta de 0,6% em setembro, na comparação com agosto. As estimativas giravam em torno de 0,2%.

Economia aquecida pode fazer juros subirem

O índice de vendas do comércio americano pode parecer, à primeira vista, um bom sinal, mas preocupa analistas pelo potencial impacto na taxa de juros do país.

Com a economia resiliente e o mercado de trabalho aquecido, especialistas temem um novo aperto monetário do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA), que deve voltar a subir os juros.

A elevação da taxa de juros é o principal instrumento dos bancos centrais para controlar a inflação e desaquecer a economia.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária do Fed, a taxa de juros foi mantida no patamar de 5,25% a 5,5% ao ano – a maior em 22 anos. Nas últimas 13 reuniões do Fomc, houve elevação dos juros em 11 e manutenção da taxa em duas.

De acordo com o relatório oficial de emprego (o “payroll”) dos EUA, divulgado pelo Departamento do Trabalho do governo americano, o país criou 336 mil novas vagas fora do setor agrícola em setembro, muito acima do esperado, o que reforça o momento mais aquecido da economia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?