“Todo mundo revendo para cima”, diz Haddad sobre projeções para o PIB
“Estavam jogando o PIB para abaixo de 1% e agora está todo mundo revendo para cima”, afirmou o ministro Fernando Haddad sobre estimativas
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (8/5) que o mercado vem subindo as estimativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para 2023 e convergindo com as projeções do próprio governo.
Na semana passada, Itaú e Santander acompanharam o movimento do Bradesco e subiram suas projeções para o desempenho da economia brasileira neste ano.
De acordo com o relatório Focus, do Banco Central (BC), divulgado nesta segunda, o mercado estima que o PIB do país deve avançar 1% em 2023 – mesma projeção da semana passada.
“O mercado está reajustando a projeção de crescimento à luz do que a Secretaria de Política Econômica vem dizendo há muito tempo. Estavam jogando o PIB para abaixo de 1% e agora está todo mundo revendo para cima”, disse Haddad em entrevista coletiva no escritório do Ministério da Fazenda em São Paulo.
“Penso que estamos no caminho de dar tranquilidade para o investidor nacional e estrangeiro e para a população, de que os seus direitos serão respeitados”, prosseguiu o ministro.
“O Brasil tem todas as condições de superar essa década perdida de crescimento baixo, de piora da distribuição de renda, e mirar um cenário mais confortável para todos nós”, concluiu Haddad.