metropoles.com

Tebet percorrerá o país e promete PPA “mais participativo da história”

Governo está se preparando para apresentar o Plano Plurianual (PPA), para orientar as políticas públicas do nos próximos anos, disse Tebet

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
simone-tebet-agenda-2034
1 de 1 simone-tebet-agenda-2034 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta sexta-feira (14/4) que o governo está se preparando para apresentar o Plano Plurianual (PPA), para orientar as políticas públicas nos próximos anos.

Segund Tebet, a ideia é “percorrer o Brasil” em maio e junho e contar com a participação dos agentes públicos de todos os estados do país e de organizações da sociedade civil.

A proposta vem sendo elaborada de forma conjunta entre a pasta comandada por Tebet, a Casa Civil e a Secretaria-Geral da Presidência da República, além da colaboração de outros ministérios. O chamado orçamento participativo é uma velha bandeira do PT, mas nunca foi colocado em prática.

“Esses 100 dias não foram fáceis. Nós temos dois corredores no ministério: o do querer e o do poder. O corredor do sonho é o do Planejamento. E o corredor do poder é o corredor do Orçamento. O cobertor é curto, o Brasil gasta muito e gasta mal. Nós tivemos de trocar os pneus do carro com ele em movimento”, disse Tebet, durante um evento da Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo.

“Nesses 100 dias, tivemos de projetar o futuro e preparar um PPA, que se torna público a partir da semana que vem. Vamos percorrer o Brasil em maio e junho, vamos entrar em todas as capitais do país. Vai ser o PPA mais participativo da história”, prometeu a ministra.

Tebet disse ainda que pediu aos seus assessores no ministério para que liberassem sua agenda para que ela pudesse percorrer o país.

“Deixem a agenda mais livre para que eu possa falar para o Brasil sobre o Brasil que nós queremos. Talvez seja a minha grande missão: mudar a cultura da administração pública. Nenhuma empresa anda sem planejamento estratégico. Se não planejar e colocar na ponta do lápis, não tem como competir dentro e fora do Brasil. O Brasil não tem a cultura do planejamento estratégico”, afirmou.

“Com um PPA participativo, começa uma segunda etapa ainda neste ano. A partir do segundo semestre, vamos começar a falar do planejamento de longo prazo”, completou Tebet.

A ministra participou nesta manhã do lançamento da Agenda Brasil 2034, documento elaborado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), em parceria com a FGV. Trata-se de um conjunto de propostas apresentadas ao governo por diversos segmentos do setor produtivo e da sociedade civil para o desenvolvimento do país em seis áreas: social, econômica, educacional, ambiental, de infraestrutura e de governança.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?