metropoles.com

Segunda maior fonte do país, energia solar cresce 83% em um ano

Desde julho do ano passado, crescimento médio da energia solar tem sido de 1 GW por mês; fonte já ultrapassou capacidade de usinas eólicas

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
A unidade tem uma usina fotovoltaica para produzir energia solar e manter o complexo de cinco salas de exibição de filmes
1 de 1 A unidade tem uma usina fotovoltaica para produzir energia solar e manter o complexo de cinco salas de exibição de filmes - Foto: Divulgação

Segunda maior fonte do país, a energia solar registrou um crescimento de mais de 83% em um ano, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023, a produção de energia solar saltou de 14,2 gigawatts (GW) para os atuais 26 GW. Desde julho do ano passado, o crescimento médio da fonte solar tem sido de 1 GW por mês.

A marca de 26 GW de potência instalada na fonte solar fotovoltaica, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria em telhados, fachadas e pequenos terrenos, corresponde a 11,6% da matriz energética instalada no país.

Energia solar no Brasil

A energia solar é uma fonte alternativa, renovável e sustentável de energia proveniente da radiação eletromagnética (luz e calor) emitida pelo sol. Esse tipo de energia pode ser utilizado de diferentes formas, por meio de aquecedores solares, usinas termossolares e painéis fotovoltaicos.

A energia gerada a partir de painéis solares se tornou, no início deste ano, a segunda maior fonte do país, ultrapassando a capacidade total de produção das usinas eólicas, segundo dados da Absolar e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

energia elétrica permanece dominante no país, com mais de 50% do parque nacional. As outras fontes de matriz elétrica são usinas a gás natural, biomassa, diesel, carvão mineral e nuclear.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?