metropoles.com

Salto da arrecadação em janeiro reduz chance de bloqueios no Orçamento

Para ministra Simone Tebet, a depender das receitas de fevereiro, contingenciamento de despesas ficará “muito aquém” do previsto

atualizado

Compartilhar notícia

Edilson Rodrigues/Agência Senado
taxa Imagem colorida da ministra do Planejamento, Simone Tebet gastos públicos - Metrópoles
1 de 1 taxa Imagem colorida da ministra do Planejamento, Simone Tebet gastos públicos - Metrópoles - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O crescimento da arrecadação registrado no início deste ano pode ajudar o governo federal a evitar bloqueios no Orçamento de 2024. Dados divulgados nesta quinta-feira (22/2) mostraram que as receitas federais bateram recorde em janeiro, atingindo R$ 280,6 bilhões, um acréscimo real de 6,67% em relação ao mesmo mês de 2023. 

Esse desempenho positivo da arrecadação, principalmente se repetido em fevereiro, reduz as chances de desequilíbrios acentuados no relatório de receitas e despesas do governo, que será divulgado em março.

Essa, por exemplo, é a expectativa da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. “A depender do que vier até o fim de fevereiro, nosso contingenciamento vai ser muito aquém do que imaginávamos”, disse Tebet, na quarta-feira (22/2), após se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O contingenciamento impõe uma limitação temporária sobre parte do Orçamento. Ele ocorre quando as receitas previstas não se concretizam e ocorre um desequilíbrio em relação às despesas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?