metropoles.com

Produção industrial cai nos EUA e traz alívio para Bolsas globais

Retração foi de 0,1% em janeiro em relação a dezembro. Dado dá sinal de desaquecimento da economia americana, o que é bom para as ações

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
placa mostra avenida Wall Street nos Estados Unidos
1 de 1 placa mostra avenida Wall Street nos Estados Unidos - Foto: Reprodução

A produção industrial dos Estados Unidos caiu 0,1% em janeiro em relação a dezembro de 2023. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (15/2) pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos). O mercado esperava um avanço de 0,2%, segundo analistas consultados pelo The Wall Street Journal. 

A produção mais baixa do que o esperado, em tese, é uma boa notícia para o mercado de capitais de todo o mundo. Ela dá uma indicação de desaquecimento da economia americana, o que representa um sinal de que o Fed pode iniciar o ciclo de queda da taxa de juros no país.

Os juros altos nos EUA aumentam o interesse dos investidores por títulos da dívida americana. Em contrapartida, isso torna menos atrativos os aportes em ações negociadas em Bolsas de Valores, principalmente nos mercados emergentes, como é o caso do Brasil.

Manufatura e mineração

De acordo com o Fed, a produção manufatureira nos EUA recuou 0,5% entre dezembro e janeiro. A mineração recuou 2,3%. Ambas as atividades foram prejudicadas pelas condições climáticas do inverno no Hemisfério Norte. 

A maior demanda por calefação, no entanto, elevou em 6% o índice de serviços básicos da indústria. A utilização da capacidade produtiva caiu 0,2 ponto percentual em janeiro, alcançando 78,5%, 1,1 ponto percentual abaixo da média de longo prazo.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?