Procon-SP multa Nestlé em R$ 13 milhões por publicidade enganosa
Segundo órgão de defesa do consumidor, propaganda foi veiculada em embalagem de biscoitos e creme de leite. Empresa pode recorrer

O Procon-SP anunciou nesta quarta-feira (23/4) que “concluiu um procedimento de fiscalização e autuou a Nestlé por publicidade enganosa”. A multa aplicada foi de R$ 13 milhões. A empresa pode recorrer da infração.
Análises feitas por especialistas do Procon-SP indicam que a Nestlé colocou no mercado, “há algum tempo, produtos que não possuíam ingredientes anunciados na embalagem, caracterizando infração ao Código de Defesa do Consumidor”.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasA publicidade, ainda segundo o Procon-SP, foi veiculada em diversos produtos (Biscoito Nesfit Aveia e Mel e Biscoito Nesfit Leite e Mel, Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel) e “induziu o consumidor a erro”.
O produto Mistura de Creme de Leite, cuja composição é Mistura de UHT de Creme de Leite e Soro de leite, com destaque na rotulagem frontal da marca “Nestlé Creme de Leite”, foi também analisada e faz parte do pacote de autuações feitas pelo órgão paulista de defesa do consumidor.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesEm nota enviada ao Metrópoles, a Nestlé informou que “cumpre rigorosamente as legislações vigentes, incluindo as normas relacionadas à rotulagem e comunicação de seus produtos”. Em relação aos itens mencionados, cabe destacar que os biscoitos “Nesfit Aveia e Mel”, “Nesfit Leite e Mel” e “Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel” não fazem mais parte do portfólio da empresa, tendo sido descontinuados em 2022. O mesmo ocorre com a “Mistura de Creme de Leite”, que não é comercializada pela companhia desde 2023.
“A Nestlé apresentará sua defesa às autoridades, reforçando seu compromisso com a ética e a transparência na publicidade de seus produtos, bem como sua atuação em conformidade com os princípios do Código de Defesa do Consumidor.”



