Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Negócios

Prévia do PIB surpreende e avança 3,32% em fevereiro, diz BC

Trata-se da maior alta do IBC-Br, indicador do Banco Central que é considerado a prévia do PIB, desde junho de 2020, quando avançou 4,86%

28/04/2023 09:57, atualizado 28/04/2023 09:59
Igo Estrela/Metrópoles
Banco Central

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC), considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB) do país, registrou forte alta em fevereiro deste ano, na comparação com janeiro, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (28/4). O crescimento foi de 3,32%.

Trata-se da maior alta do indicador desde junho de 2020, quando avançou 4,86%.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O resultado de fevereiro veio bem acima das projeções do mercado, que variavam entre 1% e 2% de alta.

Em relação ao mesmo período do ano passado, a prévia do PIB avançou 2,76%. Já no acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, a alta foi de 2,87%. Em 12 meses até fevereiro, a alta foi de 3,08%.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O índice

O IBC-Br é um indicador que serve como parâmetro e tenta “antecipar” o resultado do PIB do país. O cálculo do IBC-Br também auxilia a autoridade monetária a definir a meta da taxa básica de juros da economia, a Selic.

Esse indicador econômico incorpora estimativas de crescimento para os setores agropecuário, industrial e de serviços, acrescidas dos impostos sobre produtos, que são estimados a partir da evolução da oferta total (produção e importações).

Antes divulgado segmentado por estados e por regiões, o IBC-Br é, atualmente, calculado nacionalmente.