metropoles.com

Plano Safra “robusto” depende da aprovação do arcabouço, diz Fávaro

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, diz que aumento de recursos para o Plano Safra depende da aprovação do arcabouço fiscal no Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Edilson Rodrigues/Agência Senado
O senador Carlos Fávaro fala durante sessão em comissão do Senado. Ele é ministro de Lula - Metrópoles
1 de 1 O senador Carlos Fávaro fala durante sessão em comissão do Senado. Ele é ministro de Lula - Metrópoles - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A aprovação do projeto do novo arcabouço fiscal, que deve substituir o teto de gastos, será fundamental para viabilizar um Plano Safra mais “robusto” neste ano.

A avaliação é do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que participou nesta quarta-feira (17/5) do Congresso Brasileiro do Milho, promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), em Brasília.

Instituído em 2003 pelo governo federal, o Plano Safra tem como objetivo fomentar a produção rural brasileira. Na safra 2022/2023, segundo o Executivo, foram disponibilizados R$ 340,8 bilhões para custeio e investimentos no setor.

Segundo Fávaro, o aumento de recursos para a versão 2023/2024 do Plano Safra e a consolidação de uma política nacional de crédito para o agronegócio estão condicionados ao avanço das novas regras fiscais.

“Precisamos ter a aprovação do arcabouço fiscal para o Brasil continuar tendo responsabilidade fiscal, o que já está demonstrado na proposta do governo”, disse Fávaro, em entrevista coletiva.

“Sendo votado e aprovado o arcabouço fiscal, teremos a possibilidade de aumentar os recursos para a equalização das taxas de juros e teremos um Plano Safra mais robusto”, completou Fávaro, sem revelar os valores que estão sendo discutidos com o Ministério da Fazenda.

De acordo com o ministro, para a safra 2022/2023, o volume de recursos necessários para equalizar as taxas de juros para médios e grandes produtores foi de R$ 3,5 bilhões. Nessa conta, não entra a agricultura familiar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?