metropoles.com

Pix respondeu por 29% de todas as transações de 2022, diz BC

Segundo dados divulgados pelo Banco Central, Pix se tornou “o instrumento com maior quantidade anual de transações financeiras” no país

atualizado

Compartilhar notícia

Pavlo Gonchar/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
imagem colorida celular com tela pix
1 de 1 imagem colorida celular com tela pix - Foto: Pavlo Gonchar/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O Pix, sistema de transferências e pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC), respondeu por 29% de todas as transações registradas no Brasil em 2022, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (31/5) pela autoridade monetária. Em 2021, esse percentual foi de 16%.

“A partir do final de 2020, o expressivo crescimento do uso do Pix reduziu, em termos relativos, a participação dos demais meios de pagamento e de transferência na quantidade total de transações financeiras”, informou o BC.

Ainda de acordo com o BC, “em apenas dois anos de operação, entre novembro de 2020 e dezembro de 2022, o Pix tornou-se o instrumento com maior quantidade anual de transações” no país.

Aumento nas transações com débito e pré-pago

O BC informou ainda que também foi verificado um aumento significativo na quantidade de transações com cartões de débito e pré-pago. Neste último caso, a expansão é fruto do avanço das instituições de pagamento.

“Essas instituições vêm tendo papel relevante na inclusão financeira, ao proporcionar contas de pagamento a pessoas que anteriormente não tinham nenhum relacionamento com o sistema financeiro, sendo, por exemplo, as instituições em que muitos jovens iniciam seu relacionamento com o sistema financeiro”, diz o BC.

Queda de saques em agências

Por outro lado, segundo o BC, a quantidade e o volume financeiro de saques em ATMs e agências bancárias vem caindo gradualmente.

“De 2020 em diante, essa redução de uso parece ser mais acentuada, o que pode ser explicado pelas mudanças comportamentais da pandemia, a introdução do Pix e o aumento de transações com cartões”, afirma o BC.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?