metropoles.com

PIB dos EUA é revisado para cima e cresce 1,3% no 1º trimestre

PIB dos EUA no primeiro trimestre foi revisado para cima, com alta indo de 1,1% para 1,3%. Atualização foi divulgada nesta quinta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Chip Somodevilla/Getty Images
imagem colorida joe biden- metropoles
1 de 1 imagem colorida joe biden- metropoles - Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

A economia dos Estados Unidos cresceu 1,3% no primeiro trimestre, no período de janeiro a março, segundo revisão feita pelo Departamento de Comércio do país. A nova estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (25/5).

O resultado significa que o crescimento nos primeiros meses do ano foi maior do que o estimado inicialmente. Na primeira leitura, divulgada em abril, o cálculo era de que o Produto Interno Bruto (PIB) havia crescido 1,1% no período.

O número ficou levemente acima do consenso dos mercados, que apostavam em revisão que não alterasse a leitura anterior.

Apesar da revisão, o dado segue indicando uma desaceleração da economia americana em relação aos últimos trimestres.

No quarto trimestre de 2022, entre outubro e dezembro, o PIB dos EUA cresceu 2,6%. No terceiro trimestre, a alta foi de 3,2%, já segundo as últimas revisões disponíveis.

Consumo privado segura crescimento

No primeiro trimestre de 2023, o crescimento do PIB americano no primeiro trimestre foi puxado pela alta do consumo e de gastos do governo.

O destaque seguiu sendo o consumo privado, que teve alta de 3,7% entre janeiro e março. O consumo privado responde por dois terços do PIB americano e costuma ser o principal fator de crescimento da economia.

Para os próximos trimestres, a expectativa é que a economia siga apresentando crescimento moderado. A projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI) é de que a economia americana termine 2023 com alta de 1,6% no PIB.

Economistas e agentes do mercado financeiro estão de olho nos números do PIB nesta quinta-feira em meio aos impactos que o crescimento pode ter na decisão do Fed, banco central dos EUA, em paralisar a alta de juros no país.

Na ata do comitê de política monetária (Fomc) divulgada na quarta-feira (24/5), o texto indica que parte significativa dos membros já cogita uma pausa no aperto monetário a partir da próxima reunião, em junho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?