Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Negócios

Petrobras e Vale anunciam acordo para fornecimento de combustíveis

Acordo envolve fornecimento de diesel S10, produzido pela Petrobras, com adição da parcela obrigatória de biodiesel, que atualmente é de 15%

05/01/2026 13:55
Divulgação/Agência Petrobras
Imagem de frasco com Diesel S10 produzido pela Petrobras - Metrópoles

A Petrobras e a Vale, duas das maiores empresas do Brasil, assinaram, nesta segunda-feira (5/1), um contrato para o fornecimento de diesel em operações da mineradora no estado de Minas Gerais.

Segundo as duas empresas, o acordo envolve o fornecimento de diesel S10, produzido pela Petrobras, com a adição da parcela obrigatória de biodiesel, que atualmente é de 15%.

De acordo com Petrobras e Vale, o acordo também prevê oportunidades de desenvolvimento de negócios em baixo carbono, como a possibilidade de compra e venda de Diesel R (diesel com conteúdo renovável) e possíveis tratativas para o fornecimento de HVO (Hydrotreated Vegetable Oil).

As duas companhias vêm, pelo menos desde 2023, se envolvendo em parcerias de negócios para o desenvolvimento de soluções de baixo carbono.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O que dizem Petrobras e Vale sobre o acordo

Em nota, a Petrobras afirmou que “a parceria comercial com a Vale faz parte da estratégia” da companhia “de aproximação com os consumidores finais de seus produtos”.

Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, “estabelecer esse contato direto permite à companhia conhecer melhor as necessidades dos consumidores e ser mais assertiva na construção de soluções que gerem valor para clientes e sociedade”.

“Ao oferecer combustíveis de alto desempenho e, também, capazes de colaborar com as metas de descarbonização das empresas, a Petrobras aperfeiçoa sua estrutura logística e capacidade de produzir para clientes de relevância internacional”, diz Chambriard.

O CEO da Vale, Gustavo Pimenta, afirmou que a empresa está satisfeita “em fortalecer nossa parceria com a Petrobras, o que gera valor para ambas as empresas e para o Brasil”.

“Esse contrato consolida uma relação de confiança e cria espaço para explorarmos, juntos, soluções inovadoras que contribuam para tornar nossas operações cada vez mais eficientes e sustentáveis. É mais um passo que reforça nossa visão de longo prazo com a descarbonização das operações da Vale, aproveitando, assim, o diferencial competitivo do Brasil em combustíveis renováveis”, diz Pimenta.