metropoles.com

Para quase metade da indústria paulista, mercado piorou no 2º semestre

Pesquisa feita pela Fiesp/Ciesp mostra que 43% das empresas apontaram queda na produção e 45,3%, diminuição das vendas nos últimos 6 meses

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida da fachada do prédio da Fiesp com logotipo das entidades- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da fachada do prédio da Fiesp com logotipo das entidades- Metrópoles - Foto: Reprodução

Quase metade das indústrias de São Paulo (47,4%) consideram que o segundo semestre de 2023 foi pior do que o mesmo período em 2022. É isso o que mostra a pesquisa Rumos da Indústria Paulista, feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). 

Das indústrias que participaram da sondagem, 43% indicaram queda no volume de produção e 45,3% sinalizaram diminuição das vendas no mercado interno. Isso na comparação entre a segunda metade deste ano com os últimos seis meses de 2022. Além disso, mais da metade das empresas que exportam apontaram que o resultado foi igual ao ano anterior (55,3%).

Para o primeiro semestre de 2024, a maior parte do setor tem uma perspectiva neutra (46,7%). Quase dois terços das indústrias, porém, não pretendem realizar contratações no início do próximo ano. Apesar do resultado, entre as empresas que pretendem contratar, a média de aumento do quadro de funcionários é de 9,3%.

Por fim, seis em cada 10 indústrias pretendem conceder férias coletivas na segunda quinzena de dezembro de 2023. Somente 34,3% das empresas não devem parar neste fim de ano.

A última edição da pesquisa Rumos da Indústria Paulista foi realizada entre 4 e 15 de dezembro de 2023. Foram consultadas 403 indústrias de transformação do estado de São Paulo de todos os portes, sendo 3,5% micro; 65% pequenas; 26,8% médias e 4,7% grandes empresas.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?