metropoles.com

Organização Mundial do Trabalho: desemprego voltará a crescer em 2024

Nível de desocupação deve subir de 5,1% para 5,2% neste ano. Estimativa faz parte de um relatório divulgado nesta quarta-feira (10/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem em preto e branco de homem sentado na calçada, de cabeça baixa, com os braços sobre uma pasta, com carros passando ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Imagem em preto e branco de homem sentado na calçada, de cabeça baixa, com os braços sobre uma pasta, com carros passando ao fundo - Metrópoles - Foto: Getty Images

A taxa de desemprego global deve voltar a crescer em 2024, de acordo com projeções divulgadas nesta quarta-feira (10/1) pela Organização Mundial do Trabalho (OIT).

Segundo a entidade, o nível de desocupação deve subir de 5,1% para 5,2% neste ano. A estimativa faz parte de um relatório sobre tendências mundiais de emprego e perspectivas sociais, divulgado pela OIT nesta quarta.

Se o resultado se confirmar, o mercado de trabalho anulará os ganhos obtidos entre 2022 e 2023, quando a taxa global de desemprego recuou de 5,3% para 5,1%.

Segundo o relatório da OIT, a recuperação do mercado de trabalho após a pandemia de Covid-19 segue desigual entre os países. Em 2023, a chamada taxa de disparidade no emprego – uma ponderação do número de pessoas sem emprego que estão interessadas em encontrar uma vaga – foi de 8,2% nos países de renda alta e 20,5% nos mais pobres.

No primeiro grupo, o índice de desemprego no ano passado ficou em 4,5%, abaixo da média mundial. Já no segundo grupo, a taxa de desocupação foi de 5,7%.

Ainda de acordo com a OIT, a pobreza segue como motivo de preocupação em escala global. Apesar de ter diminuído desde 2020, o número de trabalhadores que vivem na extrema pobreza (recebendo menos de US$ 2,15 por dia) aumentou em 1 milhão em 2023.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?