metropoles.com

Ministério pede estudo a aéreas para reduzir preço de passagens

O ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira, se reuniu com representantes das aéreas. Governo busca forma de reduzir preços

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto colorida de avião levantando voo. Passagens aéreas-Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de avião levantando voo. Passagens aéreas-Metrópoles - Foto: Getty Images

O Ministério de Minas e Energia solicitou às companhias aéreas um estudo para encontrar maneiras de reduzir o preço das passagens, segundo afirmou a pasta nesta semana.

O ministro Alexandre Silveira se reuniu na terça-feira (4/7) com representantes da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) em Brasília.

Na pauta, estiveram os preços do querosene de aviação (QAV), que foram cortados pela Petrobras, e seu efeito no valor das passagens ao consumidor final. De acordo com a Petrobras, até o começo de junho, o preço do QAV havia caído 35%.

O MME pediu que as empresas mostrem estudos técnicos para viabilizar uma redução nas passagens, em vista da queda no QAV. Silveira disse ainda que um trabalho com as pastas do Turismo e Portos e Aeroportos está sendo feito e que o MME se coloca “à disposição”.

“Há uma certa frustração de ver que a redução dos combustíveis não tem se refletido nos preços das passagens”, disse Silveira durante a reunião, segundo nota do MME.

“Claro que sabemos que existem outros fatores que impactam, por isso precisamos fazer um esforço para que seja apresentada uma proposta do setor bastante objetiva, que dê uma clareza do que isso representa, para que façamos um esforço para a redução dos valores das passagens e aumento da quantidade de pessoas que possam voar”, disse Silveira.

O tema vem sendo discutido pelo governo e empresas desde o início do mandato. No começo do ano, o Ministério dos Portos e Aeroportos chegou a divulgar que o governo planejava um programa de passagens a R$ 200 para estudantes. Com a repercussão negativa do anúncio e dúvidas sobre a viabilidade, a pasta adiou o lançamento do programa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?