metropoles.com

Microsoft vai criar agência de notícia que usa inteligência artificial

De acordo com o Financial Times, gigante de tecnologia firmou parceria com a startup Semafor para desenvolver a plataforma chamada Signals

atualizado

Compartilhar notícia

Jonathan Raa/NurPhoto via Getty Images
Imagem colorida do logotipo da Microsoft - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do logotipo da Microsoft - Metrópoles - Foto: Jonathan Raa/NurPhoto via Getty Images

A Microsoft trabalha para criar um novo serviço de notícias, em parceria com a startup de mídia Semafor (semáforo), lançada em 2022. A gigante de tecnologia quer utilizar seu chatbot de inteligência artificial (IA) para ajudar desenvolver o novo sistema. Entre os investidores da Semafor, está o bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann, que também é um dos principais acionistas da Americanas, entre outras empresas.

De acordo com o jornal britânico Financial Times, a Microsoft pagará uma soma em dinheiro, cuja quantia não foi revelada, à Semafor. Isso para patrocinar um “feed” de notícias chamado Signals (sinais). 

O Signals oferecerá informações e análises de notícias internacionais. A intenção é expor diferentes pontos de vista sobre fatos ocorridos em diversas partes do mundo.

A Semafor foi fundada por Ben Smith, ex-editor do BuzzFeed, e Justin Smith, ex-presidente-executivo da Bloomberg Media. Smith, afirma o Financial Times, disse que o Signals será feito por jornalistas. A IA vai entrar na história como uma “ferramenta de pesquisa para reforçar as postagens”. 

Investimento parrudo

Em janeiro do ano passado, a Microsoft anunciou um investimento de US$ 10 bilhões na startup OpenAI, a dona do ChatGPT. Google, Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) e Amazon também têm feito sucessivos aportes em inteligência artificial generativa, usada para a criação de imagens, áudios e textos a partir da consolidação de fontes variadas.

Em dezembro, porém, o jornal americano “The New York Times” entrou com um processo contra a Microsoft e a OpenAI, alegando que as empresas de tecnologia “pegaram uma carona” em milhões de seus artigos para construir seus chatbots de IA. Com a ação, o jornal busca bilhões de dólares em reparações por perdas e danos. 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?