metropoles.com

Lei amplia de 4 para 6 anos prazo para pagar empréstimos do Pronampe

Mudanças no Pronampe flexibilizam contratação e renegociação de dívidas de micro e pequenas empresas, setor que mais gera empregos no país

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
imagem colorida com
1 de 1 imagem colorida com - Foto: Getty Images

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (24/4) a lei que amplia de quatro para seis anos o pagamento dos empréstimos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). As novas regras foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com a lei, empréstimos efetivados pelos empresários a partir de 2021 podem ser renegociados pelas novas regras, desde que sejam seguidas as condições estabelecidas pelo governo federal.

Além do novo prazo para quitação dos empréstimos, a nova legislação mantém o teto de juros mensais (6% mais Selic), assim como um limite mínimo de carência de 12 meses.

Linha de crédito

O programa de apoio a micro e pequenas empresas, setor da economia que mais gera empregos no país (62%), oferece taxas de juros menores e oferece crédito com menos burocracia aos empresários.

Criado em 2020, em meio à retração econômica causada pela pandemia da Covid-19, o Pronampe permite operações de crédito no limite de 30% do faturamento anual das empresas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?