metropoles.com

Juro do cartão cai em junho e fica em 437% ao ano, diz BC

Rotativo do cartão de crédito é uma linha de crédito pré-aprovada no cartão. Ela é acionada por quem não pode pagar o valor total da fatura

atualizado

Compartilhar notícia

Marcos Santos/USP Imagens
Marcos Santos/USP Imagens cartao de credito
1 de 1 Marcos Santos/USP Imagens cartao de credito - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A taxa média de juros cobrada pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo caiu para 437,3% ao ano em junho, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (27/7) pelo Banco Central (BC).

No mês anterior, os juros estavam em 455,1%, atingindo o maior patamar desde 2017.

Apesar da queda registrada no mês passado, os juros do cartão seguem em patamares altíssimos. Há um ano, a taxa estava em 370,4%.

O rotativo do cartão de crédito é uma linha de crédito pré-aprovada no cartão. Ela é acionada por quem não pode pagar o valor total da fatura na data de vencimento.

Em caso de inadimplência do cliente, o banco deve parcelar o saldo devedor ou oferecer outra forma de quitação da dívida, em condições mais vantajosas, em um prazo de 30 dias.

Segundo especialistas, o rotativo do cartão é a linha de crédito mais cara do mercado e deve ser evitada. A recomendação é a de que os clientes paguem o valor integral da fatura mensalmente.

Em abril, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, manifestou preocupação com a taxa de juros do cartão rotativo. Na época, ele disse que negociaria com os bancos uma possível redução. Até o momento, não houve avanços nesse sentido.

“O desenho do crédito do cartão rotativo está prejudicando muito a população de baixa renda. Uma boa parte do pessoal que está no Serasa hoje é por causa do cartão de crédito”, afirmou. “As pessoas não conseguem sair do rotativo. É preciso encontrar um caminho negociado como fizemos com a redução do consignado dos aposentados.”

Primeira queda do ano

Ainda segundo os dados do BC, no crédito livre, a taxa média de juros foi de 44,6% em junho, o que significa uma queda mensal de 0,8 ponto percentual e um crescimento anual de 5,6 pontos percentuais.

Foi a primeira queda mensal do juro médio cobrado pelos bancos desde dezembro do ano passado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?