metropoles.com

Inflação medida pelo IPCA-15 tem leve queda em dezembro

Indicador subiu 0,52% este mês, ante 0,53%, em novembro. Maior alta ocorreu no setor de transportes, com aumento das passagens aéreas

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
imagem colorida balcão em aeroporto
1 de 1 imagem colorida balcão em aeroporto - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado uma prévia da taxa de inflação, subiu 0,52% em dezembro, após ter avançado 0,53% em novembro. Tais dados foram divulgados nesta sexta-feira (23/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado, o indicador registrou um avanço de 5,9% no acumulado do ano. Em 2021, a prévia da inflação havia ficado em 10,42%, o maior aumento para um ano desde 2015.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, sete registraram alta em dezembro. O maior impacto sobre a taxa foi exercido pelo segmento de transportes.

Ele havia avançado 0,49%, em novembro, e passou para 0,85%, em dezembro. Isso principalmente por conta da elevação dos preços das passagens aéreas (0,47%). No mês anterior, elas tinham recuado quase 10%.

Os combustíveis, que também fazem parte do tópico transportes, subiram (1,79%), embora em ritmo menor do que o observado em novembro (2,04%). No ano, porém, a maior pressão sobre o indicador tem sido exercida pelo grupo de alimentos, com avanço de 11,96%.

De acordo com o último boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC), que reúne estimativa dos analistas de mercado, a inflação deve fechar em 5,76% neste ano. Número, portanto, um pouco abaixo da última parcial do indicador, de 5,9%. O IPCA “cheio” de 2022, contudo, só será divulgado em janeiro pelo IBGE.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?