CNI alerta: emprego na indústria cai pela primeira vez em 18 meses

O emprego na indústria brasileira recuou 0,4% em abril, na comparação com o mês anterior. Isso não acontecia desde setembro de 2023

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Sérgio Lima/CNI
Imagem colorida de equipamento da indústria
1 de 1 Imagem colorida de equipamento da indústria - Foto: Sérgio Lima/CNI

O emprego industrial no Brasil recuou, em abril deste ano, pela primeira vez em 18 meses, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (6/6) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).


O que aconteceu

  • Segundo o levantamento da entidade, uma das mais importantes do setor no país, o emprego na indústria brasileira recuou 0,4% em abril, na comparação com o mês anterior. Isso não acontecia desde setembro de 2023.
  • Por outro lado, no acumulado entre janeiro e abril de 2025, o emprego industrial registrou crescimento de 0,7% em relação aos últimos 4 meses do ano passado.
  • Na comparação com o mesmo período de 2024, a alta foi de 2,6%.

O que diz a CNI

Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o indicador de emprego na indústria costuma reagir de forma mais lenta e gradual ao cenário econômico, em comparação com outros indicadores.

Assim, diz Azevedo, uma queda mensal de 0,4% é considerada significativa e reflete a desaceleração da indústria brasileira.

“Por causa do aumento da demanda por bens industriais, a produção cresceu e, com isso, o emprego aumentou durante um longo período. Cresceu por 17 meses, parou de crescer em março e caiu em abril. Isso se deve à queda da demanda e da atividade industrial nos últimos meses”, afirma.

Outros indicadores cresceram

Apesar do resultado preocupante, outros indicadores relacionados ao mercado de trabalho na indústria tiveram alta expressiva em abril deste ano.

É o caso, por exemplo, da massa salarial, que avançou 4,4%, revertendo perdas dos dois meses anteriores. Mesmo assim, a massa salarial ainda acumula queda de 1,3% nos quatro primeiros meses de 2025.

O rendimento médio dos trabalhadores industriais – que inclui salário, participação nos lucros e indenizações – subiu 5% entre março e abril, segundo os dados da CNI.

O bom resultado reverte, em parte, o recuo nos primeiros meses de 2025. Entretanto, o indicador está 2,5% abaixo do patamar registrado no fim do ano passado.

Faturamento e capacidade instalada caem

Ainda de acordo com a pesquisa da CNI, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) industrial recuou 0,6 ponto percentual em abril, para 77,9%.

Entre janeiro e abril de 2025, a UCI média foi 0,6 ponto percentual inferior àquela observada nos quatro meses anteriores.

“A queda da UCI foi significativa e é mais um fator que indica a desaceleração da indústria, que já conseguíamos ver no faturamento e nas horas trabalhadas na produção”, explica Azevedo.

Já o faturamento real da indústria teve queda de 0,8% em abril, a segunda consecutiva (após recuo de 2,1% em março).

Apesar dos resultados negativos, o faturamento do setor fechou o primeiro quadrimestre de 2025 com alta de 2,4%, na comparação com os últimos quatro meses do ano passado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?