metropoles.com

IBGE: produção industrial recua em 8 de 15 estados em janeiro

As maiores quedas na produção industrial foram registradas no Rio Grande do Sul (-3,4%), em São Paulo (-3,1%) e no Mato Grosso (-2%)

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
produção industrial do Centro-Oeste _ PIB Brasileiro Produto interno Bruto - metrópoles
1 de 1 produção industrial do Centro-Oeste _ PIB Brasileiro Produto interno Bruto - metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal Regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção na indústria caiu em oito dos 15 estados pesquisados em janeiro deste ano.

O dado geral, divulgado na semana passada, mostrou um recuo de 0,3% na produção industrial brasileira no primeiro mês do ano, na comparação com dezembro de 2022.

As maiores quedas foram registradas no Rio Grande do Sul (-3,4%), em São Paulo (-3,1%) e no Mato Grosso (-2%). Na sequência, aparecem Rio de Janeiro (-1%), Santa Catarina (-1%), Pará (-0,4%), Paraná (-0,3%) e Bahia (-0,2%).

Por outro lado, houve aumento da produção industrial no Espírito Santo (18,6%), em Pernambuco (17,3%), na região Nordeste (6,1%), em Goiás (2,5%), no Amazonas (2,4%), no Ceará (1,5%) e em Minas Gerais (0,6%).

“Em janeiro, a indústria automobilística costuma dar férias coletivas e, com isso, há queda de produção. Também há uma certa cautela na produção do setor, já que o desabastecimento de insumos e o encarecimento de matéria-prima vêm causando impacto no ritmo da produção”, explica Bernado Almeida, analista da pesquisa do IBGE.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?