metropoles.com

Governo de Alagoas quer que STF invalide acordos da Braskem em Maceió

Ação contesta a “quitação ampla, geral e irrestrita” dada à empresa por danos causados pela atividade de mineração de sal-gema na cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Orlando Costa/Especial Mestrópoles
Bairros do Mutange, Pinheiro e comunidade Flexais, afetados pela mineração da Braskem, em Maceió, que causou afundamento de solo e realocação de milhares de famílias - Metrópoles
1 de 1 Bairros do Mutange, Pinheiro e comunidade Flexais, afetados pela mineração da Braskem, em Maceió, que causou afundamento de solo e realocação de milhares de famílias - Metrópoles - Foto: Orlando Costa/Especial Mestrópoles

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a invalidação dos acordos extrajudiciais firmados pela Braskem com órgãos públicos, que deram quitação ampla, geral e irrestrita à empresa pelos danos causados com a atividade de mineração de sal-gema no estado. 

Na petição, o governo alagoano afirma: “É inconstitucional quitação dada em acordo coletivo de dimensão intermunicipal sem a observância da cooperação federativa e a ampla participação dos representantes adequados dos grupos afetados em juízo”. 

Os acordos questionados foram firmados pela Braskem com o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público de Alagoas (MPA), a Defensoria Pública da União (DPU) e de Alagoas, além do município de Maceió, em 2019, 2020 e 2022. 

Dantas diz que o objetivo da ação não é invalidar todos os termos dos documentos, mas, sim, as cláusulas que impedem a integral reparação dos direitos afetados pela Braskem. Isso além dos trechos que autorizam a empresa a se tornar proprietária e a explorar economicamente a região afetada pela atividade de mineração.

Na avaliação do governador, esses tópicos violam preceitos fundamentais, entre eles, o pacto federativo, a dignidade da pessoa humana, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e o dever de reparação dos danos causados pela atividade da empresa na região. Dantas solicita que as vítimas do desastre, que provocou o afundamento do solo em diversos bairros da capital alagoana, sejam ouvidas em audiência pública.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?