metropoles.com

Ex-presidente do BC Affonso Celso Pastore morre aos 84 anos em SP

Pastore comandou o Banco Central entre 1983 e 1985, no governo de João Figueiredo; ele tinha se internado no sábado para fazer uma cirurgia

atualizado

Compartilhar notícia

Marcos Oliveira/Agência Senado
O economista Affonso Celso Pastore fala ao microfone durante uma sessão organizada pelo Senado
1 de 1 O economista Affonso Celso Pastore fala ao microfone durante uma sessão organizada pelo Senado - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

São Paulo — O economista Affonso Celso Pastore, que foi presidente do Banco Central entre 1983 e 1985, morreu na madrugada desta quarta-feira (21/2) em São Paulo, aos 84 anos.

Pastore foi internado no sábado (17/2) para uma cirurgia, após ter sofrido um acidente vascular, e passou o fim de semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A causa da morte não foi divulgada.

Pastore comandou o BC durante o governo de João Batista Figueiredo e foi um dos mais respeitados economistas do Brasil. Ele também lecionou na Universidade de São Paulo (USP) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em São Paulo, o economista esteve, ainda, à frente da Secretaria de Estado da Fazenda entre 1979 e 1983, na época em que o governador era Paulo Maluf. Escreveu os livros “Inflação e Crises” e “Erros do Passado, Soluções para o Futuro”.

Em nota, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) lamentou a morte de Pastore. “Sua trajetória como consultor foi marcada por uma abordagem científica e uma grande dedicação à teoria econômica”, diz a nota. “Neste momento de tristeza, a ABBC expressa suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos.”

O velório de Pastore será realizado nesta quarta, das 13h às 17h, no Cemitério do Morumbi, zona sul de São Paulo. Em seguida, o corpo será encaminhado ao crematório da Vila Alpina, na zona leste.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?