metropoles.com

Ex-ministros Kátia Abreu e Paulo Bernardo vão para o conselho da JBS

Kátia Abreu foi indicada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que tem 21% de participação na JBS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edilson Rodrigues/Agência Senado
Kátia Abreu
1 de 1 Kátia Abreu - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A JBS informou, na quinta-feira (20/7), que a ex-ministra da Agricultura e ex-senadora Kátia Abreu foi eleita para o Conselho de Administração da empresa.

Ela foi indicada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que detém 21% de participação na empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

Além de Kátia, o também ex-ministro Paulo Bernardo, que comandou as pastas de Comunicações e Planejamento, também foi eleito para o conselho da JBS, assim como o executivo Cledorvino Belini, ex-presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Fiat.

Todos eles serão membros independentes e exercerão mandato até a próxima assembleia geral da companhia. Os novos integrantes do conselho vão substituir Leila Abraham Loria, Claudia Pimentel Trindade Prates e Estêvão de Almeida Accioly, que renunciaram aos cargos no dia 19 de julho.

Além de comandar o Ministério da Agricultura entre 2015 e 2016, no governo de Dilma Rousseff (PT), Kátia Abreu foi senadora entre 2007 e 2021 e presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, entre 2021 e 2022.

A indicação de Kátia é vista como um “prêmio de consolação” para a ex-ministra. Ela era cotada para assumir a vice-presidência de Agronegócos do Banco do Brasil, mas teve seu nome vetado pela Lei das Estatais.

Paulo Bernardo foi ministro do Planejamento de 2005 a 2010, nos dois primeiros mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e das Comunicações, de 2011 a 2014, no primeiro governo Dilma.

Investigado na Operação Lava Jato, foi preso em junho de 2016. Em junho de 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) o absolveu em um dos processos, no qual era acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?