Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Negócios

EUA tem inflação ao consumidor estável em maio; Ibovespa abre em alta

Inflação de moradia subiu 0,4%, mas índice que acompanha gasolina e energia elétrica caiu mais de 3%; Ibovespa abriu no positivo nesta 4ª

12/06/2024 11:01, atualizado 12/06/2024 11:02
Compartilhar notícia
Hugo Barreto/Metrópoles
Carro abastecendo - Metrópoles

O Índice de Preços ao Consumidor para Todos os Consumidores Urbanos (CPI-U, na sigla em inglês) dos Estados Unidos manteve-se inalterado em maio, com ajuste sazonal, após ter subido 0,3% em abril, informou nesta quarta-feira (12/6) o Departamento do Trabalho norte-americano.

Nos últimos 12 meses, o índice geral de preços subiu 3,3% sem ajuste sazonal.

Os dados de maio vieram abaixo do esperado. A inflação média projetada pelos analistas era de 0,1% para a variação mensal e 3,4% para a base anual.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Reação da bolsa

A reação imediata no mercado brasileiro foi positiva, com o Ibovespa, principal índice de ações da B3, abrindo em alta.

O índice de moradia subiu 0,4% em maio, pelo quarto mês consecutivo, mesmo índice de aumento da alimentação fora de casa. Foram as duas maiores altas do mês. Outro importante indicador que teve alta foi o de alimento, com 0,1%.

Apesar dessas altas, a queda de 2% do índice de energia compensou boa parte desses aumentos, ajudando a manter o índice total em zero. A energia caiu por conta dos recuos de 3,6% da gasolina e de 3,5% das commodities de energia.

O índice geral subiu 3,3% nos 12 meses encerrados em maio, uma alta menor do que o aumento de 3,4% registrado nos 12 meses encerrados em abril.