metropoles.com

EUA criam 253 mil vagas de emprego em abril, acima do esperado

Dados foram divulgados nesta sexta-feira (5/5) pelo Departamento do Trabalho do governo dos EUA; taxa de desemprego no país ficou em 3,4%

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
estados-unidos-bandeira
1 de 1 estados-unidos-bandeira - Foto: Getty Images

Os Estados Unidos registraram a criação de 253 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em abril deste ano, um resultado que superou as expectativas do mercado.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (5/5) pelo Departamento do Trabalho do governo americano. A taxa de desemprego no país ficou em 3,4% no mês passado.

A estimativa do consenso Refinitiv era a criação de 180 mil empregos nos EUA em abril. Já a projeção para o desemprego era de 3,6%.

Segundo o relatório do governo americano, o ganho médio por hora dos funcionários fora do setor agrícola subiu 16 centavos nos EUA, o que representa uma alta de 0,5%, para US$ 33,36. Nos últimos 12 meses até abril, o ganho por hora subiu 4,4%.

No mês passado, o destaque ficou com o setor de lazer e hotelaria, que criou 31 mil empregos, impulsionado pelos serviços de alimentação e bares (25 mil vagas). Entretanto, o nível de emprego ainda está 2,4% abaixo do pré-pandemia, em fevereiro de 2020.

Os dados de emprego do Departamento do Trabalho vieram um pouco abaixo daqueles divulgados nesta semana pelo ADP Research Institute, em parceria com o Stanford Digital Economy Lab. Segundo esse estudo, foram criados 296 mil empregos no setor privado dos EUA em abril.

“Os dados indicam um aquecimento da economia americana. Mostram que a recessão não está tão próxima assim, o que é muito positivo”, avalia Rodrigo Cohen, analista de investimentos e cofundador da Escola de Investimentos. “O mercado se mantém aquecido. E o impacto no momento da divulgação é de queda do dólar e alta das bolsas do mundo.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?