metropoles.com

Estados Unidos: indústria e serviços têm alta em outubro, diz S&P

É o que mostram os dados do Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgados nesta terça-feira (24/10) pela S&P Global

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem estilizada da bandeira dos Estados Unidos, composta por rostos de várias pessoas - Metrópoles
1 de 1 Imagem estilizada da bandeira dos Estados Unidos, composta por rostos de várias pessoas - Metrópoles - Foto: Getty Images

As atividades do setor de serviços e da indústria nos Estados Unidos registraram alta em outubro deste ano, na comparação com setembro.

É o que mostram os dados do Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgados nesta terça-feira (24/10) pela S&P Global.

O PMI da indústria subiu de 49,8 para 50 pontos entre setembro e outubro e atingiu o nível mais alto em seis meses.

Já o indicador do setor de serviços avançou de 50,1 para 50,9 pontos no período, o melhor resultado em três meses.

Ainda de acordo com a S&P, o PMI Composto dos EUA passou de 50,2, em setembro, para 51 pontos, em outubro.

PMI é a sigla para Purchasing Managers’ Index. O indicador econômico é utilizado para medir o desempenho e a atividade de setores da economia de um país.

O PMI tem como base pesquisas realizadas com gerentes de compras de empresas, que fornecem informações como o volume de produção, novas encomendas, contratações, entre outras.

Preocupação com taxa de juros

Com um mercado de trabalho forte e a atividade econômica resiliente, há o temor de que o Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) volte a apertar a política monetária, subindo a taxa de juros na próxima reunião, programada para a semana que vem.

A elevação da taxa de juros é o principal instrumento dos bancos centrais para controlar a inflação e esfriar a atividade econômica.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária do Fed, a taxa de juros foi mantida no patamar de 5,25% a 5,5% ao ano – a maior em 22 anos. Nas últimas 13 reuniões do Fomc, houve elevação dos juros em 11 e manutenção da taxa em duas.

PIB dos EUA

Ainda nesta semana, na quinta-feira (26/10), será divulgado o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA  no terceiro trimestre de 2023. O indicador é aguardado com forte expectativa pelo mercado financeiro.

No trimestre anterior, a economia americana avançou 2,1%. O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, estima que o PIB dos EUA tenha uma alta de 4,2% entre julho e setembro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?