metropoles.com

Em nota, Fiesp apoia programa federal de modernização da indústria

Entidade elogiou medida anunciada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta segunda (24/7)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida da fachada do prédio da Fiesp com logotipo das entidades- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da fachada do prédio da Fiesp com logotipo das entidades- Metrópoles - Foto: Reprodução

Em nota divulgada na noite desta segunda-feira (24/7), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) elogiou o programa de renovação de máquinas e equipamentos do parque industrial brasileiro, chamado de “depreciação acelerada”. A medida havia sido anunciada mais cedo, em Brasília, pelos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e da Fazenda, Fernando Haddad.

Para a Fiesp, o projeto é “meritório, necessário e bem-vindo”. “Tudo o que for feito para facilitar o investimento, aumentando assim a produtividade da indústria, se reverterá em mais crescimento, desenvolvimento tecnológico, empregos e renda para toda a sociedade”, diz o texto, assinado pelo presidente da entidade, Josué Gomes da Silva.

O texto acrescenta: “Estamos certos de que o benefício da depreciação acelerada terá no Congresso a mesma compreensão sobre a importância estratégica dessa medida, conforme anunciado pelo governo do presidente Lula. É importante salientar que a medida não implica renúncia fiscal nem subsídio, mas apenas diferimento no tempo do IR e da CSLL. A depreciação acelerada é uma das medidas apresentadas pela FIESP ao governo visando a modernização e o fortalecimento da indústria de transformação no Brasil.”

Pela manhã, Haddad afirmou que o governo permitirá que empresas usem o instrumento de depreciação acelerada já em 2024, com impacto fiscal que poderá ficar entre 3 bilhões e 15 bilhões de reais, acrescentando que o governo irá calibrar a medida com base na tramitação de projetos de lei de ajuste fiscal que enviará ao Congresso em agosto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?