metropoles.com

Crise dos bancos nos EUA volta a preocupar e derruba Bolsa brasileira

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, recuou 0,7%, influenciado pela queda das ações da Vale e pelo exterior negativo

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Pessoas observam o telão da Bolsa de Valores, a B3, na Rua XV de Novembro, região central de São Paulo 1
1 de 1 Pessoas observam o telão da Bolsa de Valores, a B3, na Rua XV de Novembro, região central de São Paulo 1 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), registrou queda de 0,7% nesta terça-feira (25/4), aos 103.153 pontos. Foi a segunda sessão consecutiva de perdas do mercado.

No dia, a queda das ações da Vale contribuiu para o saldo negativo da Bolsa. A mineradora recuou mais 2,7% na sessão de hoje, ainda influenciada pela queda dos preços do minério de ferro no exterior. Na semana, a Vale acumula desvalorização de 10% no mercado brasileiro, em razão da prévia operacional ruim e da pior cotação do minério na China em mais de 5 meses.

A Petrobras, segunda ação de maior peso no Ibovespa, também encerrou a terça-feira em queda de 0,4%, acompanhando a cotação de petróleo no mercado internacional.

O pregão foi ruim para mais de 70% das ações listadas no principal índice da Bolsa. As ações ligadas ao consumo e ao crédito foram as de maior perda no dia, com destaque para a construtora MRV, que recuou 8%, e para o grupo de moda Soma, que recuou 7%.

O depoimento do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no Senado, reforçou a expectativa de que a autoridade monetária segue preocupada com a inflação e não tem uma visão positiva para o ciclo de queda de juros no curto prazo.

Além disso, o First Republic Bank, um dos bancos médios nos Estados Unidos, voltou a preocupar. A instituição financeira divulgou seu balanço de resultados ontem (24/4) e revelou uma queda de 40% no volume de depósitos de clientes. Os números trouxeram de volta a percepção de que ainda há muito risco para os bancos regionais americanos.

Em razão dessa percepção, as bolsas dos Estados Unidos operaram em queda de até 2% no dia, influenciando outros mercados, como o brasileiro.

Dólar

O dólar subiu 0,5% nesta terça-feira (25/4), impulsionado pelo aumento do ambiente de risco nos Estados Unidos, em razão do balanço do First Republic Bank. A moeda americana encerrou o dia cotada a R$ 5,06.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?