Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Negócios

Criptomoeda lançada por Ronaldinho Gaúcho despenca mais de 80%

Token Star10, anunciado no último domingo (2/3), foi apresentado por Ronaldinho como sua "moeda oficial" e oferecia experiências exclusivas

05/03/2025 11:29, atualizado 05/03/2025 11:33
Compartilhar notícia
Reprodução/X
Imagem da Star10, criptomoeda lançada por Ronaldinho Gaúcho - Metrópoles

O ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, ídolo da seleção brasileira e de clubes como Grêmio, Flamengo, Atlético-MG, PSG, Milan e Barcelona, lançou, durante o Carnaval, uma nova criptomoeda – que rapidamente se desvalorizou.


O que aconteceu

  • O token Star10, anunciado no último domingo (2/3), foi apresentado pelo ex-craque como sua “moeda oficial” e oferecia experiências exclusivas e um agente de inteligência artificial (IA).
  • Passado o impacto e a empolgação iniciais, a criptomoeda logo se tornou alvo de uma série de controvérsias envolvendo supostas falhas de segurança, oscilação repentina de preços e suspeitas de negociações privilegiadas (“insider trading”).
  • Pouco depois de o Star10 ser lançado, analistas de blockchain identificaram problemas no código do contrato inteligente da moeda virtual.
  • Esse tipo de fragilidade, em tese, poderia permitir que os criadores “queimassem” – tirassem de circulação – os tokens de investidores sem nenhum aviso prévio, o que colocaria esses recursos sob forte risco.
  • A empresa de segurança GoPlus Security chegou a divulgar um alerta no X (antigo Twitter) sobre a falha. O fundador da Binance, Changpeng Zhao, compartilhou a mensagem e orientou os investidores a terem “cuidado”.

Derretimento

Em meio à onda de desconfiança, a criptomoeda lançada por Ronaldinho vem passando por forte instabilidade no mercado. Na segunda-feira (3/3), o token alcançou o pico de US$ 0,35, antes de registrar sucessivas quedas.

O Star10 era negociado a US$ 0,06 nesta quarta-feira (5/3), mais de 80% abaixo das máximas.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O que diz Ronaldinho Gaúcho

A desvalorização da criptomoeda levou o próprio Ronaldinho Gaúcho a se manifestar por meio das redes sociais.

Na segunda-feira, em mensagem publicada no X, o ex-jogador da seleção brasileira afirmou que todos os problemas envolvendo o Star10 estariam resolvidos.

“A propriedade não foi renunciada? Agora foi! Tokens não podem ser destruídos sem aviso”, escreveu Ronaldinho.

Pouco depois, a GoPlus confirmou a correção da falha apontada até então.

Ronaldinho e criptos

Em 2019, Ronaldinho já havia enveredado pelo ramo das criptomoedas. Na época, ele tentou lançar sua própria moeda digital, a Ronaldinho Soccer Coin (RSC), mas a ideia não foi adiante.

O ex-jogador também usou sua marca para divulgar a 18k Ronaldinho, que prometia lucros de 400% ao mês sobre investimentos em criptomoedas – o que acabou não se concretizando e causou prejuízo para vários investidores.

Em 2023, Ronaldinho foi ouvido por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigava as chamadas pirâmides financeiras e respondeu a questionamentos justamente sobre a 18k Ronaldinho.

Chama-se de pirâmide financeira um esquema irregular e insustentável que gera dinheiro por meio da adesão desenfreada de novos participantes. Pode haver ou não a venda de produtos ou serviços.

Em 2024, o ex-craque tentou promover uma criptomoeda denominada Water. A cripto disparou 350% depois de também ter sido divulgada pelo craque argentino Lionel Messi, mas acabou derretendo.